The doctor measures blood pressure to the patient

7 sinais de doença arterial periférica

A doença arterial periférica (DAP) é uma condição muito incômoda que prejudica o correto funcionamento do fluxo sanguíneo nas pernas, ocasionando dores nessa região e interferindo na qualidade de vida da pessoa.

A DAP surge a partir de uma oclusão arterial ou estreitamento dos vasos sanguíneos dos membros inferiores. Na maioria dos casos, a obstrução é causada por uma inflamação no local, enrijecimento dos vasos e por massas gordurosas.

A seguir, vamos falar mais sobre essa condição. Acompanhe!

Sinais e sintomas da doença arterial periférica

Antes de vermos os principais sinais, é interessante observar que, em vários casos, a DAP é uma doença silenciosa. Ou seja, por não apresentar sintomas a pessoa nem sabe do problema. Por outro lado, quando estão presentes eles podem envolver:

1- Dores nas pernas. Isso acontece devido à obstrução e problemas do fluxo sanguíneo. Na maioria das vezes, esse incômodo surge quando a pessoa caminha e desaparece após alguns momentos de repouso.

2 – Normalmente, ambas as pernas costumam ser afetadas. Contudo, as dores tendem a ser mais intensas em uma delas.

3 – perda dos pelos nos pés e nas pernas.

4 – Nos homens, pode causar disfunção erétil.

5 – Alterações na coloração da pele das pernas.

6 – Feridas e úlceras que se abrem nas pernas e nos pés, sendo de difícil cicatrização.

7 – Fraqueza e dormência nos membros inferiores.

Geralmente, os sinais da DAP tendem a surgir lentamente ao longo do tempo. No entanto, se os sintomas aparecerem repentinamente, pode ser um indício de um problema grave. Nesse caso, é preciso procurar ajuda imediatamente.

Condições relacionadas à DAP

Quando a doença arterial periférica não é tratada como deveria e o paciente não recebe as orientações adequadas, ele fica sujeito a desenvolver diversos outros problemas de saúde. Por exemplo:

• Ataque cardíaco: causa dano permanecente no coração devido à falta de fornecimento de sangue por um período relativamente longo ao órgão.
  • Ataque sistêmico transitório: esse problema surge quando há uma interrupção temporária do suprimento normal de sangue ao cérebro.
  • AVC: outra condição que surge devido à interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro.
  • Amputação: em alguns casos, pode ser necessário remover parte da perna ou pé. Pessoas diabéticas correm ainda mais riscos.

Complicações

Na base da doença arterial periférica temos uma condição denominada de aterosclerose. Ela é caracterizada pelo acúmulo de massas gordurosas nas paredes arteriais. Como consequência, essas artérias ficam mais estreitas e se enrijecem, levando a uma diminuição significativa do fluxo sanguíneo.

Nesse cenário, conhecer os fatores de risco para aterosclerose é fundamental para prevenir a DAP. Sendo assim, vale a pena ter cuidado com os seguintes pontos:

• diabetes;
  • vício em cigarros;
  • peso acima do normal;
  • sedentarismo;
  • hipertensão;
  • níveis de colesterol;
  • doenças cardíacas;

A doença arterial periférica não é uma condição rara. Apenas no Brasil, são registrados cerca de 2 milhões de casos por ano. É uma condição que pode persistir por anos ou durar a vida toda. Por isso, manter a rotina de acompanhamento médico é fundamental para garantir uma excelente qualidade de vida.