cirurgião vascular

Quando procurar um cirurgião vascular?

O cirurgião vascular é o médico responsável pelas doenças que acometem os sistemas arterial, venoso e linfático. A atuação dele se baseia no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das enfermidades que acometem os vasos. Embora seja conhecido mais comumente pelo tratamento das varizes, vasinhos, microvarizes e teleangiectasias, este especialista tem ampla atuação, e essa é apenas uma parte dela.

Dentre as doenças tratadas pelo cirurgião vascular, podemos destacar as que são causadas por trombos ou placas ateromatosas, ou seja, aneurismas, varizes e anastomoses. Pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica também podem ser acompanhados por esse especialista na realização dos procedimentos para hemodiálise.

Por que procurar um cirurgião vascular?

Na maioria das situações, os pacientes são encaminhados ao cirurgião vascular por seu médico de confiança. Um cardiologista que acompanha um paciente com problemas nas coronárias pode identificar (ou suspeitar de) um problema arterial em outra localização e encaminhar o paciente ao cirurgião vascular, por exemplo.

Em outros casos, os pacientes podem buscar o profissional quando notar os primeiros sintomas das doenças vasculares ou devido a incômodos estéticos causados por varizes ou vasos menores. Dores nas pernas e inchaço também são sinais importantes para se buscar esse médico especializado.

Diferenças entre o angiologista e o cirurgião vascular

No Brasil, até o ano de 2006, as duas áreas eram uma só. Elas eram nomeadas como “angiologia e cirurgia vascular”. Porém, com a necessidade de ampliação dos leques de atuação do profissional e com a maior especialização, as áreas passaram a atuar separadas. Essa separação se deu pela resolução CFM Nº 1.763/05.

Hoje, o angiologista é o médico especializado no tratamento de doenças relacionadas ao sistema circulatório, localizadas nas artérias e nas veias do corpo humano. Varizes, trombose e arterioscleroses são algumas das patologias tratadas pelo angiologista. Apesar de ter atuação parecida com a do cirurgião, ele trabalha na prevenção e na recuperação da saúde, seja por meio de medicamentos, exercícios físicos ou pela indicação de mudanças de hábitos rotineiros. Já o cirurgião vascular trabalha na intervenção sobre os vasos sanguíneos por meio de cirurgias.

É importante ressaltar que uma especialidade não exclui a outra. Um paciente pode procurar um angiologista para realizar um tratamento e, após a avaliação médica, pode haver o encaminhamento para o cirurgião vascular. Da mesma forma, um cirurgião pode recomendar a prevenção e recuperação dos vasos com o angiologista, antes de uma intervenção cirúrgica.

Formação de um cirurgião vascular

Formado no curso de Medicina, que tem duração de 6 anos, o profissional que deseja atuar como cirurgião na área vascular deve fazer residência médica em Cirurgia Geral, que tem duração de dois anos. Durante o curso, o profissional aprenderá a realizar e resolver casos cirúrgicos de alta e baixa complexidades, além de cuidar do pré e do pós-operatório.

Em seguida, são mais três anos de residência em Cirurgia Vascular. Assim, esse médico também é capaz de realizar procedimentos vasculares delicados, como em grandes e importantes vasos sanguíneos, além de procedimentos da cirurgia geral.

O cirurgião vascular é capaz, portanto, de resolver problemas, como aneurismas, doença aterosclerótica dos vasos, reconstrução de vaso delicado após trauma ou má-formação, varizes, etc. Atuando em conjunto com outras especialidades, o cirurgião vascular pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp