varizes

6 dicas para prevenir varizes

Conhecidas pelo seu aspecto estético, as varizes são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes, que afetam, principalmente, as mulheres. Apesar de seu aparecimento estar diretamente ligado à genética, alguns fatores podem ajudar a prevenir o seu surgimento.

As principais dicas para prevenir as varizes

1.   Evitar ficar longos períodos na mesma posição

Permanecer muito tempo em pé ou sentado aumenta a pressão da gravidade sobre as veias das pernas, que passam a ter maior dificuldade para bombear o sangue dos membros para o coração, favorecendo o surgimento de varizes.

2.   Manter o peso adequado

Os quilos extras aumentam a pressão sobre os membros inferiores e sobrecarregam o sistema circulatório como um todo, tornando os vasos mais frágeis, intensificando o trabalho do coração para levar sangue oxigenado para todo o corpo.

3.   Parar de fumar

As substâncias contidas no cigarro, como a nicotina, aumentam a viscosidade sanguínea. Com isso, o bombeamento do sangue se torna mais difícil, e o mesmo tende a se acumular nas veias das pernas, provocando as varizes.

4.   Atentar aos anticoncepcionais

Eles contêm estrogênio ou progesterona, hormônios femininos que dilatam as veias e, por isso, dificultam fluxo sanguíneo das pernas para o coração. Se você tem predisposição genética para varizes, converse com o seu médico e encontre um método contraceptivo mais adequado para o seu caso.

5.   Praticar atividade física

Além de prevenir várias doenças, a atividade física fortalece a musculatura da panturrilha e estimula a contração dos membros inferiores. Com isso, o sangue consegue voltar com mais facilidade para o coração, evitando o seu acúmulo e, consequentemente, a formação de varizes.

6.   Usar meias de compressão

O uso das meias de compressão ajuda a reduzir a pressão da gravidade sobre as veias dos membros inferiores, favorecendo o retorno do sangue ao coração e melhorando a circulação no interior dos vasos sanguíneos. Mas, atenção! É preciso consultar um médico antes de utilizá-las, já que cada pessoa necessita de tipo e tamanho da meia diferentes.

Existem outros fatores desencadeadores das varizes que não podem ser prevenidos, mas amenizados se tratados com antecedência:

1·   Gravidez: devido às alterações hormonais, aumento de peso e crescimento do útero, muitas mulheres sofrem com as varizes na gravidez. Por isso pessoas com predisposição genética devem estar atentas ao peso durante a gestação, praticar atividade física compatível com o período e usar meias elásticas para gestantes.

2·   Idade: a idade é um fator muito importante no surgimento das varizes, uma vez que as paredes das veias ficam mais fracas e com tendência a dilatar com mais facilidade. Por isso, cultive bons hábitos de vida desde cedo, como não fumar, manter o peso equilibrado, praticar atividade física e, sobretudo, pensar na saúde para ter uma vida longa e saudável.

3·   Sexo: as mulheres têm mais predisposição a desenvolver varizes. Nesse caso, assim como a idade, o ideal é investir em bons hábitos de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp