fatores de risco para varizes

Os principais fatores risco para varizes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial tem varizes, sendo 70% mulheres e 30% homens. As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Elas podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. Quando não tratadas de forma adequada, as varizes podem progredir e desenvolver outras complicações, como inflamação da pele, dermatite, trombose, hemorragia e úlcera.

As veias das pernas são responsáveis por levar o sangue que circula no corpo de volta ao coração e, em seguida, para os pulmões. Para que esse processo ocorra, há pequenas válvulas nas veias, que regulam o direcionamento do fluxo sanguíneo. Elas se abrem para o sangue subir e se fecham para impedir que desça, quando a pessoa fica em pé. Porém, devido à alguns problemas de circulação, essas válvulas se desgastam e deixam que parte do sangue escape e volte ao coração. Com isso, a pressão nas veias das pernas aumenta e elas se dilatam e deformam.

A principal causa do surgimento das varizes é a predisposição genética. Porém, alguns fatores podem contribuir para o seu aparecimento. Veja, abaixo, as causas para o aparecimento das varizes.

Causas das varizes

Obesidade

Além de gerar outras doenças, o excesso de peso provoca uma pressão sobre as veias, o que dificulta o retorno do sangue ao coração. A sobrecarga é sentida pelos vasos, que, aos poucos, perdem a elasticidade e se dilatam.

Tabagismo

A nicotina e outras substâncias contidas no cigarro danificam as paredes dos vasos, tornando-as menos elásticas e mais propensas à dilatação. A chance de uma pessoa que fuma desenvolver doenças vasculares é muito maior em comparação à chance de uma não fumante.

Gravidez

Os hormônios da gravidez e o aumento do peso são um dos principais desencadeadores das varizes. Em alguns casos, as varizes desaparecem depois do parto.

Sedentarismo

A falta de exercício físico dificulta o retorno do sangue ao coração, uma vez que o movimento dos músculos da perna e a ação da musculação ajudam a bombear o sangue de volta ao coração.

Pílulas anticoncepcionais

Os hormônios contidos nas pílulas anticoncepcionais dificultam a circulação dentro dos vasos, o que resulta no aparecimento das varizes.

Permanecer muito tempo na mesma posição

Permanecer muito tempo em pé ou sentado aumenta a pressão da gravidade sobre as veias das pernas, que passam a ter maior dificuldade para bombear o sangue dos membros para o coração, favorecendo o surgimento de varizes. 

Sexo

As mulheres são mais propensas a desenvolver varizes do que os homens. Fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa têm relação direta com a dilatação das veias.

Indivíduos que apresentam predisposição genética ou ligação com alguns dos fatores de risco devem buscar ajuda médica. Além disso, é preciso se prevenir com a prática de exercícios físicos de forma regular, alimentação saudável, não fumar e outras medidas. Quando não são suficientes, o médico poderá indicar um ou mais tratamentos combinados. Entre eles a cirurgia, laser e outros.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp