tratamentos para varizes

Tipos de tratamentos para varizes

As varizes não oferecem risco de vida ao paciente, mas podem causar dor, desconforto e baixa autoestima. Com a evolução da medicina, surgiram diversos novos tipos de tratamento para as varizes que acabam com todas essas dificuldades.

Com o objetivo de trazer informação de qualidade para você, conheça agora os principais tipos de tratamentos para este distúrbio.

O que são varizes?

Varizes são veias superficiais que, por anomalia, estão dilatadas, caracterizando uma disfunção no sistema circulatório. Essas veias, geralmente, se apresentam na cor azul e, com a dilatação, fazem um traçado com muitas curvas na região afetada.

As veias das pernas direcionam o sangue do corpo de volta para o coração e pulmões. Para isso, elas possuem válvulas que conduzem o fluxo sanguíneo. Quando há o desgaste das válvulas, parte do sangue escapa, aumentando a pressão e causando a deformação das veias. 

As mulheres são os principais alvos desse distúrbio. As queixas mais comuns de pessoas com este problema circulatório são cansaço, sensação de dor, queimação ou inchaço das pernas.

Qual a diferença entre varizes e vasinhos?

A principal diferença entre varizes e vasinhos está no tamanho. Enquanto os vasinhos possuem, no máximo, um milímetro de diâmetro e aparecem nas camadas da pele, as varizes estão localizadas embaixo das pernas e têm mais de um milímetro de diâmetro.

Como são os tratamentos para varizes?

Como esta é uma anomalia que, na maior parte dos casos, não oferece grandes riscos aos pacientes, os tratamentos geralmente são realizados com o objetivo de melhorar a aparência estética da região afetada. 

Contudo, existem situações em que há a evolução do problema, formando feridas, causando inchaço e dor. Além disso, as varizes estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de trombose. Pacientes que já sofreram de trombose profunda podem apresentar uma sobrecarga nas veias. Os principais tratamentos para varizes são:

Escleroterapia

O foco deste procedimento é eliminar ou diminuir o tamanho das veias. Atualmente, existem três tipos:

  • Escleroterapia com espuma – consiste na injeção de pequenas quantidades de espuma de polidocanol nas veias afetadas. O produto causa uma inflamação na parede do vaso sanguíneo, causando o seu fechamento e impedindo a circulação do sangue. Com a ausência do sangue, o vaso perde a cor e fica invisível. Esse procedimento é indicado para varizes de até quatro milímetros;
  • Escleroterapia com glicose – o funcionamento é o mesmo da espuma, causando reação inflamatória nos vasos. Porém, a glicose é melhor aceita pelo organismo, com poucas contraindicações. Só deve ser evitada por diabéticos;
  • Escleroterapia a laser – esse método funciona com a aplicação de um laser que aquece o vaso doente, inflamando-o, unindo as paredes e causando o seu fechamento. Indicado para veias de menor calibre.

Radiofrequência

Tratamento indicado para vasos mais grossos. A radiofrequência consiste na inserção de uma fibra ótica dentro do vaso. Essa fibra é energizada e queima o vaso por dentro. Para obter um bom resultado, o paciente só precisa realizar o procedimento uma única vez.

Cirurgia

O procedimento cirúrgico é recomendado apenas para casos mais graves e em veias mais grossas. Pode ser realizado por endolaser ou no formato tradicional. A cirurgia com endolaser é realizada através da introdução de uma sonda na veia afetada. Essa sonda dispara uma energia luminosa que cauteriza o vaso. 

O método tradicional é destinado à retirada definitiva do vaso. O cirurgião realiza duas incisões, no tornozelo e na virilha, e, com o uso de um fleboextrator, retira a veia da perna. A recuperação desse procedimento é um pouco mais longo, em torno de 15 dias.

Uma vez que o tratamento é realizado, dificilmente as varizes retornam. Para que os resultados sejam potencializados, o paciente precisa adotar bons hábitos de vida, tais como melhorar a alimentação, buscar o emagrecimento, evitar o uso de roupas apertadas, praticar exercícios físicos e não permanecer de pé ou sentado por longos períodos.

Está buscando alternativas de tratamentos para varizes? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp