pés inchados

Pés inchados: o que pode ser?

Eles nos carregam, são meio de transporte e suportam todo o peso do corpo. Os pés são membros de suma importância para o corpo humano. Entretanto, eles podem passar despercebidos e sem a atenção que deveriam ter. Assim como no resto do corpo, quando há algo errado, o organismo emite sinais, inclusive, por meio dos pés. O que acontece é que, muitas vezes, não damos importância a este fato e, com isso, podemos ignorar o que o nosso corpo está querendo dizer. Vários sinais podem ser sintomas de que problemas mais sérios estão acontecendo no organismo. Dentre eles estão os pés inchados.

Pés inchados: o que pode ser?

Má circulação

Esta causa é, geralmente, a mais comum de inchaço nos membros inferiores. Embora não cause dor, a má circulação deixa as pernas e os pés pesados, uma vez que possui líquido concentrado na região. Isso acontece porque fatores, como idade e gestação, prejudicam o funcionamento das veias, fazendo com que elas não consigam impulsionar o sangue de volta para a parte superior do corpo.

Insuficiência cardíaca

Nesta patologia, o coração não consegue realizar o bombeamento do sangue de forma adequada. Com isso, o fluxo sanguíneo fica prejudicado, deixando o sangue se acumular. Por uma questão de gravidade, o sintoma do inchaço pode ser mais percebido nos membros inferiores, apesar de estar presente em todo o corpo.

Trombose

A trombose ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma ou mais veias. Uma série de fatores pode desencadear o desenvolvimento de um coágulo. Entre eles estão a má circulação e o baixo fluxo sanguíneo. Por isso, se o inchaço ocorrer de forma repentina e estiver acompanhado de dor e vermelhidão, deve-se procurar ajuda médica com urgência.

Flebite

O inchaço é um dos sintomas de flebite, processo inflamatório que acomete a parede interna de uma veia superficial do corpo. Caso o tratamento não seja realizado a tempo, é comum o surgimento de coágulos e, como consequência, a trombose. Essa patologia é mais comum em pessoas que possuem varizes ou que são fumantes. Além do inchaço, a flebite provoca, também, vermelhidão, dor, sensação de ardor e calor no trajeto da veia inflamada.

Problemas renais 

Problemas nos rins também podem fazer com que os pés fiquem inchados. Portanto, é preciso prestar atenção se este sintoma está acompanhado de outros, como a diminuição da urina, fraqueza, náuseas e perda de peso.

O que mais pode causar inchaço nos pés?

Além desses fatores, os pés podem apresentar inchaço devido a:
  • efeito colateral de algum medicamento;
  • gestação;
  • cirrose hepática;
  • ciclo menstrual;
  • ficar muito tempo assentado;
  • alergias.

Como aliviar o inchaço nos pés?

Para diminuir o inchaço nos pés, algumas medidas simples podem ser realizadas:
  • elevar as pernas;
  • usar meias elásticas;
  • diminuir o consumo de sal;
  • evitar alimentos industrializados;
  • movimentar pernas e pés;
  • ingerir a quantidade adequada de água.
Entretanto, é importante lembrar que, tais medidas solucionam o desinchaço apenas quando o edema não se deriva de uma patologia. Portanto, se os pés inchados estiverem nesta condição com frequência, é preciso buscar auxílio médico. Dessa maneira, é possível investigar o motivo que está causando tal sintoma. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp