varizes

Quem tem varizes pode praticar esportes?

Sabe-se que o sedentarismo é um dos fatores que potencializam as varizes. Nesse sentido, a prática de esportes se torna uma aliada para quem apresenta problemas de circulação.

Tanto corridas, pedaladas ou natação são atividades que podem ser recomendadas, pois auxiliam na circulação sanguínea e fortalecem a musculatura das pernas. Além disso, podem favorecer a oxigenação dos músculos e o condicionamento físico.

Porém, é importante que a prática esportiva seja acompanhada por um profissional especializado, para que todos os cuidados com a carga e a frequência sejam observados.

Causas e sintomas de varizes

Uma das principais causas das varizes é a hereditariedade, ou seja, se os pais ou os avós possuem essa condição, é possível que você também apresente o problema. Além disso, o sobrepeso ou o aumento rápido do peso podem provocar as varizes.

Outras causas incluem:

  • Sedentarismo;
  • Permanecer sentado ou em pé por longos períodos;
  • Fatores hormonais, em virtude de uma gravidez, ou pelo uso de anticoncepcional.

Já os sintomas incluem queimação, cansaço e sensação de peso nas pernas, além de inchaços ao fim do dia, acentuados por períodos extensos de pé ou sentado.

Quais esportes posso praticar?

Depois de conhecer as causas e sintomas das varizes, algumas considerações devem ser feitas antes de escolher um atividade física.

Para começar, é preciso saber que a melhor forma de prevenção é a prática regular de exercícios, desde que orientada por um profissional. Além disso, a escolha do esporte deve considerar aquele que você melhor se adapta.

A prática de atividades físicas para quem já possui varizes tem o objetivo de reduzir e não piorar o quadro. Nesse sentido, algumas atividades são mais indicadas, como:

  • Musculação (carga leve);
  • Exercícios aeróbicos e metabólicos;
  • Ciclismo;
  • Vôlei;
  • Natação.

Além disso, corrida, caminhada e futebol são boas opções. No caso da musculação, deve ser realizada com bom senso, pois, se feita com carga pesada, poderá comprimir as veias e agravar o quadro.

Nesse sentido, esportes como levantamento de peso, boxe, remo e vela não são tão recomendadas para quem sofre desse problema.

Como prevenir as varizes na prática de esportes?

Algumas ações podem reduzir ou prevenir o surgimento desse problema. Exercícios de alongamento e o uso de meias de compressão têm se mostrado bastante eficazes.

Em geral, elas já são utilizadas para o tratamento e prevenção das veias varicosas, porém, são vistas como esteticamente desagradáveis. Contudo, na linha esportiva dessas meias, existem modelos que podem ser utilizados nos esportes.

Além disso, existem opções de pós-treino que amenizam as dores, aceleram a recuperação muscular e melhoram a circulação.

O uso das meias estimula o retorno venoso e ameniza as dores provocadas pelo acúmulo de ácido lático no sangue, contribuindo para a oxigenação de todo o corpo.

Contudo, o uso das meias de compressão não é indicado para quem não sofre de varizes, pois, nesse caso, elas não são úteis na prevenção da doença.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp