trombose

Como prevenir a trombose?

A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias importantes, principalmente nas pernas ou nas coxas. O coágulo dificulta o fluxo de sangue e provoca dor e inchaço na região.

Este problema atinge homens e mulheres, apesar de uma maior incidência em mulheres, devido a alguns fatores típicos ao organismo delas, como uso de anticoncepcionais, gravidez e menopausa.

Além desses sintomas, a trombose pode se agravar quando um coágulo se desprende e se movimenta pela corrente sanguínea, atingindo lugares importantes. Esse processo é chamado de embolia, que pode ocorrer no cérebro, nos pulmões ou no coração, por exemplo.

A trombose pode surgir após procedimentos cirúrgicos, ou pela falta de movimentação dos membros inferiores por tempo prolongado.

Tipos de trombose

A trombose pode ser classificada como aguda ou crônica. Na fase aguda, o organismo é capaz de dissolver o trombo em grande parte das vezes, sem sequelas e sem evoluir para a fase crônica.

Já na fase crônica, há uma lesão das veias no processo de dissolução do coágulo. Nesse caso, o fluxo sanguíneo fica prejudicado e provoca inchaços, varizes, escurecimento da pele e feridas.

Assim, vimos que o trombo pode provocar consequências importantes para o organismo e, dessa forma, alguns cuidados podem ser seguidos para a sua prevenção. Como veremos a seguir:

Como evitar a trombose

Evite ficar sentado e sem se movimentar por muito tempo

Para a prevenção de trombos, é indicado que a pessoa não fique sentada por longos períodos sem se movimentar. Nesse sentido, faça pequenas caminhadas de tempos em tempos, em especial durante viagens, por exemplo. Essas caminhadas estimulam a circulação sanguínea, reduzem o inchaço nas pernas e previnem a formação de trombos.

Caso não seja possível se levantar regularmente, mesmo sentado, movimente ou massageie as pernas e os pés, a cada 30 minutos. Isso ajuda a ativar a circulação. Outra técnica eficaz é rodar os tornozelos e esticar as pernas por 30 segundos.

Evite cruzar as pernas

Assim como ficar sentado por longos períodos, ficar muito tempo com as pernas cruzadas pode interferir no retorno venoso. Além disso, as mulheres devem evitar o uso contínuo de sapatos com salto alto, para prevenir a formação de trombos.

Utilize roupas confortáveis

O uso de calças e sapatos apertados é outro fator que pode favorecer a formação de trombos. Nesse sentido, recomenda-se o uso de roupas mais confortáveis e menos justas. Essa recomendação vale, em especial, para longas viagens.

Em alguns casos, e sob orientação médica, é possível utilizar meias de compressão elásticas para comprimir a pele e estimular a circulação.

Beba água e se alimente corretamente

O consumo de água é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. A água torna o sangue mais fluido e facilita sua circulação, impedindo a formação de trombos.

Além do consumo de líquidos, uma dieta balanceada também é importante para a prevenção da trombose. Nesse sentido, consuma alimentos que estimulam a circulação sanguínea, reduzem o inchaço nas pernas e impeçam os trombos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

Comentários
Dr. Davi Cazarim

Posted by Dr. Davi Cazarim