escleroterapia

Escleroterapia: Posso fazer aplicação pra varizes?

A escleroterapia, popularmente conhecida como aplicação, parece um procedimento simples e meramente estético, mas não é. Algumas considerações são importantes para condução do tratamento dos vasinhos nas pernas.

A primeira, e de grande importância, é que o médico Cirurgião Vascular é o profissional capacitado para realizar este tratamento. Ele estudou o sistema circulatório do corpo humano e realiza um diagnóstico detalhado da sua saúde,  apontando, com segurança, a melhor técnica a ser empregada em cada caso, uma vez que os vasinhos e varizes podem ser sinais de um problema maior do que aparentam e, inclusive, requerer tratamento cirúrgico.

A segunda consideração é que o tratamento precisa ser individualizado. Pois as varizes pequenas ou vasinhos são diferentes em cada pessoa, e outros fatores podem interferir no resultado da aplicação, como: dor de pele, exposição ao sol, presença de varizes nutridoras, dentre outros fatores. O conhecimento destes fatores ajudam a prevenir as complicações e riscos da escleroterapia.

Mas, há riscos ao realizar aplicação?

Sim. A injeção para secar as indesejadas veias é um tratamento invasivo e muito delicado para ser efetuado em qualquer ambiente e por quem não estudou o sistema vascular. A doença varicosa pode desencadear desdobramentos e até a perda de membros caso não seja adequadamente tratada.

Ao realizar o tratamento com o método de aplicação, o paciente pode apresentar reações e amargar efeitos indesejados, como manchas escuras na pele, flebites superficiais ou trombose venosa profunda, formação de coágulo em uma veia superficial ou veia profunda.

Há outros tratamentos para secar vasinhos e varizes além da escleroterapia convencional?

Sim. Atualmente, há diferentes técnicas que podem ser combinadas para gerar o melhor resultado.

Saiba mais:

Escleroterapia com substância líquida – consiste na aplicação de uma injeção com produto esclerosante (produtos que levam a irritação do vaso com posterior cicatrização e desaparecimento do vaso) diretamente nas varizes. Nos dias atuais, diversas substâncias podem ser utilizadas para uma esclerose química dos vasinhos. Além disso, podemos combinar métodos físicos, como uso de produtos congelados para secar as varizes, conhecida com crioescleroterpia, o que potencializa os resultados.

Escleroterapia com espuma – indicada para casos específicos, consiste em aplicar uma substância, em forma de espuma densa, diretamente nas varizes, que provoca uma reação nas paredes dos vasos fechando-os. Geralmente utilizada para vasos maiores.

Escleroterapia a laser – o laser trata as varizes por cauterização enquanto a escleroterapia líquida ou espuma trata por inflamação do vasinho. É realizada em associação com a escleroterapia líquida ou espuma. A escleroterapia a laser não é recomendada para pessoas de pele negra ou muito bronzeada.

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco. Agende sua consulta.