escleroterapia

O que é escleroterapia?

As varizes são um dos problemas estéticos que mais incomodam as mulheres. Com coloração azulada ou avermelhada, elas surgem nos membros inferiores e, em alguns casos, podem causar dor e incômodo. Felizmente, existem tratamentos para a alteração nas veias, como a escleroterapia.

Já existem no mercado tratamentos não invasivos que ajudam a diminuir ou mesmo acabar com as varizes.

Escleroterapia

Entre os principais tratamentos para as varizes está a escleroterapia, uma técnica não cirúrgica que consiste na aplicação de uma substância esclerosante dentro da veia dilatada, criando uma ação inflamatória, que provocará o desaparecimento dos vasinhos e uma melhora no aspecto estético.

O procedimento pode ser realizado de três formas, que irá variar de acordo com o tipo de esclerosante utilizado: líquido, espuma ou laser.

Escleroterapia com líquido

Neste procedimento, o médico fará a aplicação de uma injeção com o esclerosante líquido diretamente na veia da pessoa. Após a sua inserção, a substância causará irritação e inflamação no vaso, resultando em cicatrizes que acabam por fechá-lo.

Escleroterapia com espuma

Mais usado em varizes grossas, este procedimento consiste na injeção de uma pequena quantidade de espuma de dióxido de carbono na veia dilatada. Sua aplicação promove uma irritação na variz, fazendo com que desenvolva cicatrizes e melhore o aspecto na pele.

Escleroterapia a laser

Utilizada para eliminar os vasinhos do rosto, tronco e pernas, a escleroterapia a laser é utilizada em associação com a escleroterapia líquida ou espuma. Ao contrário das técnicas anteriores, que utilizam uma substância, a escleroterapia com laser promove um aumento da temperatura do vaso, causará causar sua destruição. Esse procedimento não é recomendado para pessoas de pele negra ou muito bronzeadas.

O número de sessões de escleroterapia dependerá de cada caso. Após o tratamento, a veia tratada tende a desaparecer ao longo de algumas semanas e, por isso, pode ser preciso até um mês para observar o resultado final.

Como qualquer procedimento estético, a escleroterapia tem efeitos colaterais que incluem sensação de queimação no local imediatamente após a injeção; formação de pequenas bolhas no local; manchas escuras na pele; hematomas, que surgem quando as veias são muito frágeis e tendem a desaparecer espontaneamente; inchaço e reações alérgicas à substância usada no tratamento.

Apesar de o tratamento ser eficaz, a escleroterapia, não impede a formação de novas varizes, Por isso, se não existirem cuidados gerais e prevenção, outras varizes poderão aparecer.

Cuidados após a escleroterapia

Os cuidados após a realização da escleroterapia devem ser indicados pelo médico, de acordo com o quadro do indivíduo e dos resultados alcançados com o procedimento. Na maioria dos casos, é recomendado o uso de faixa ou meia elástica por algumas horas ou dias após o procedimento.

Nas primeiras semanas não é indicado realizar atividades com muito impacto e recomenda-se o uso de creme para amenizar as manchas roxas que possam aparecer. As atividades físicas podem ser retomadas após duas semanas da realização do procedimento.