Hematomas

Hematomas sem causa: o que pode ser?

É muito comum (e normal) que hematomas surjam quando recebemos uma pancada. Por exemplo, um topada em um móvel ou uma queda durante a prática de algum esporte, entre diversas outras situações.

Dessa forma, um hematoma surge quando um evento faz com que o sangue dos vasos sanguíneos seja empurrado para os tecidos circundantes, sendo que pode afetar qualquer tipo de vaso, incluindo veias, vasos capilares e artérias.

Por outro lado, há casos em que eles podem surgir sem uma causa aparente. Se isso acontecer com você, não perca tempo e procure um médico para investigar a situação!

Quer entender melhor esse assunto? Então, continue a leitura e fique por dentro do tema!

Possíveis razões para hematomas sem causa

Existem algumas condições de saúde que podem fazer com que hematomas apareçam com frequência sem haja um motivo claro para isso.  Uma das situações são problemas relacionados a queda da quantidade de plaquetas, que ocorre devido ao uso de alguns tipos de medicamentos, por exemplo.

Por outro lado, também podem ser causados por algumas doença como as descritas a seguir:

Doença de von  Willebrand: geralmente, essa doença é hereditária. Os sintomas podem abranger sangramento nas gengivas, hemorragias frequentes e longas, excesso de sangramento em um corte comum e até aumento do fluxo menstrual.

Hemofilia: considerada uma situação genética e rara, tem como principal característica sangramentos que ocorrem de forma espontânea, sendo que podem ser externos ou internos. Dificuldades na coagulação do sangue é o que origina essa doença.

Doenças infecciosas: as mais populares são a febre amarela e a dengue, entretanto, há outras que podem provocar mudanças na produção de plaquetas.

Aplasia de medula: a principal característica dessa condição são as mudanças no funcionamento da medula óssea. Ainda não se conhece muito bem as suas causas, mas existem indícios de que pode ter relação com doenças mais graves, uso de medicamentos e exposição a agentes químicos. Hematomas, falta de ar, infecções frequentes e palidez são alguns dos sintomas.

Leucemia crônica e aguda: a leucemia crônica surge quando as células saudáveis produzidas pela medula são substituídas por células doentes. Com isso, a produção de plaquetas, glóbulos vermelhos e brancos é afetada. Já a aguda, que consiste em um tipo de câncer, causa a fabricação anormal de células sanguíneas.

Púrpura trombocitopenica imune (PTI):  essa doença autoimune pode surgir como resultado dos ataques feitos pelo sistema imunológico as plaquetas por engano. Nas crianças, a condição pode surgir após uma infecção por vírus. Manchas vermelhas nas pernas, hemorragias e hematomas estão entre os sintomas.

Acompanhamento médico

Qualquer pessoa que descobrir hematomas que surgem aleatoriamente e de maneira recorrente deve procurar o médico o mais rápido possível.

Muitas das doenças e condições citadas acima são complexas e requerem cuidados especializados. Sendo assim, quanto mais cedo o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, melhor será em termos de qualidade de vida para a pessoa.

Por fim, se você tem hematomas, sejam eles com ou sem causa, nunca tome medicamentos sem orientação. Muitas vezes, fazer isso pode acabar mascarando um problema mais sério que pede tratamento imediato.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp