inchaço nas pernas

Inchaço nas pernas: quais são as causas?

O inchaço nas pernas é indício de que algo não está funcionando como deveria. Ele pode ser provocado por diversos fatores, como maus hábitos de vida, calor ou ser sintoma de algum problema de saúde. Por isso, ao notar que as pernas apresentam inchaço com frequência, é preciso buscar ajuda médica para investigar o que está ocasionando o acúmulo de líquido. Conheça algumas causas de inchaço nas pernas, a seguir.

Causas do inchaço nas pernas

Acúmulo de líquido

Conhecido também como edema, o inchaço é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma e surge quando há um desequilíbrio da quantidade de sangue, que desce para a perna com aquele sangue que volta para o restante do corpo.

Calor

Uma das causas do acúmulo de líquido nas pernas é o calor. Em temperaturas quentes os vasos se dilatam, favorecendo a migração dos líquidos que estão dentro do vaso para fora dele.

Ficar muito tempo assentado

Seja por causa do trabalho ou devido a uma viagem longa: ficar com as pernas paradas durante muito tempo provoca inchaço. Isso acontece porque o sangue fica acumulado na parte inferior do corpo. Por estar sem movimentação, ele encontra dificuldade para subir. Além disso, o sangue parado pode coagular, gerando a trombose e, ao se soltar, pode provocar a embolia pulmonar, que pode ser fatal. Para evitar que isso aconteça, é recomendável levantar-se de tempos em tempos e, sempre que possível, fazer movimentações com os pés e com a panturrilha.

Trombose

Perna inchada pode ser indício de trombose, ainda mais se o edema surgir repentinamente e for acompanhado de dor. Neste caso, o inchaço acontece porque o coágulo bloqueia o fluxo de sangue.

Varizes

Pessoas que possuem varizes podem apresentar inchaço nas pernas. Esse tipo de veia não funciona corretamente. Isso faz com que o sangue não faça o movimento de retorno para o coração como deveria.

Doenças cardíacas

Problemas cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca, também deixam as pernas inchadas. Isso acontece porque o sangue fica acumulado, já que o coração não faz o bombeamento da forma adequada. Apesar do inchaço ocorrer no corpo inteiro, ele é percebido mais nas pernas devido à gravidade.

Flebite

O inchaço é um dos sintomas de flebite, processo inflamatório que acomete a parede interna de uma veia superficial do corpo, principalmente nas pernas. Caso o tratamento não seja realizado à tempo, é comum o surgimento de coágulos e, como consequência, a trombose. Essa patologia é mais comum em pessoas que possuem varizes ou que são fumantes. Além do inchaço, a flebite provoca, também, vermelhidão, dor, sensação de ardor e calor no trajeto da veia inflamada.

Uso de medicamentos

O uso de alguns tipos de medicamentos, como antialérgicos, anti-inflamatórios e medicamentos utilizados no tratamento de diabetes e pressão alta, também podem provocar o acúmulo de líquido não só nas pernas, como em todo o corpo. A tensão pré-menstrual, anticoncepcionais, gestação, ingestão de pouco líquido, consumo excessivo de sal e sobrepeso também podem fazer com que as pernas fiquem inchadas. O inchaço nas pernas não pode ser ignorado, principalmente se ele ocorre com periodicidade ou se é duradouro. Outro fator importante é observar se o edema acomete apenas um ou os dois membros. Procure um médico e investigue o motivo das pernas inchadas! Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!