Doenças vasculares

O que são doenças vasculares?

As doenças vasculares são distúrbios ou irregularidades apresentadas no sistema venoso. Além de atingirem o sistema venoso, essas doenças também podem ser causadas por enfermidades nos sistemas linfático e arterial.

A predisposição genética é o principal fator para o aparecimento de tais doenças. Mas outros aspectos podem contribuir para o surgimento delas, como sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e uma dieta rica em gorduras. Um fator de risco importante é o tabagismo, uma vez que a nicotina está ligada à diminuição da espessura dos vasos sanguíneos.  

Nas mulheres, algumas outras causas a se considerar são a gravidez, os hormônios liberados durante o ciclo menstrual e o uso de anticoncepcionais ou de reposição hormonal — durante a menopausa. Estes fatores explicam a maior incidência do problema em mulheres em relação aos homens.

Principais doenças vasculares

  • Varizes: estão entre as mais comuns e populares. A principal causa do problema é o surgimento de veias dilatadas e tortuosas. Além da questão estética, as varizes nas pernas causam dor e incômodo durante o dia;
  • Trombose venosa profunda (TVP): é caracterizada pela presença de um coágulo dentro de uma veia. Pode ser superficial, quando o coágulo está em uma veia no subcutâneo (embaixo da pele), ou profunda, quando a veia acometida está no meio dos músculos das pernas ou dentro da barriga;
  • Pé diabético: um dos principais efeitos da diabetes é o estreitamento das artérias. O pé diabético é caracterizado por lesões nas extremidades dos pés, como feridas nos dedos;
  • Doença arterial obstrutiva periférica: ocorre devido ao estreitamento ou à obstrução dos vasos sanguíneos arteriais e é mais comum nos membros inferiores;
  • Aneurisma: é uma das doenças vasculares mais comuns. Acontece por causa da dilatação de vasos que fazem parte do sistema vascular e é caracterizado por um aumento localizado do diâmetro do vaso, acima de 50% além do normal.

Sintomas mais comuns

Essas doenças costumam apresentar alguns sintomas logo quando começam a se manifestar. Os principais são:

  1. inchaço nas pernas – é sinal de que a circulação sanguínea não está trabalhando corretamente;
  2. dores agudas nas pernas – são mais comuns à noite e indicam que o fluxo arterial pode estar comprometido;
  3. veias tortuosas – aquelas visíveis na pele, com uma coloração vinhosa, verde ou irregular, em linha irregular;
  4. erupções na pele – pequenos machucados que se tornam difíceis de se cicatrizarem ou que surgem sem razão aparente;
  5. cansaço nas pernas – quando as pernas apresentam sensação de “peso”, é sinal de que algo não vai bem;
  6. cãibras;
  7. insensibilidade em algumas regiões das pernas;
  8. formigamento constante;
  9. pernas ou pés frios, diferentes da temperatura do corpo.

Outros sintomas comuns são:

  1. Dificuldade em permanecer por algum período em pé ou sentado;
  2. Cãibras;
  3. Insensibilidade em algumas regiões das pernas;
  4. Formigamentos constantes;
  5. Pernas ou pés frios — contrastando com a temperatura ambiente e as demais áreas do corpo.

Sobrepeso e problemas vasculares

Não é difícil perceber que os fatores de risco relacionados aos problemas vasculares estão diretamente ligados às variáveis: sobrepeso e sedentarismo.

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são condições associadas à obesidade, inclusive de acordo com diversos estudos médicos, que comprovam essa relação.

Um traço da obesidade é o acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo humano, principalmente na região abdominal. Esse acúmulo sobrecarrega o sistema metabólico e obriga o corpo a se adaptar constantemente às variações de peso corporal, principalmente o sistema cardiovascular.

Sinais de doenças vasculares

Há inúmeras doenças que acometem o sistema vascular. As venosas, em geral, são assintomáticas, mas é importante atentar para alguns sinais que indicam o comprometimento do sistema circulatório. Eles podem ser suficientes para ligar o sinal de alerta e procurar um médico.

Vamos tratar aqui alguns desses sinais para ajudar você a se prevenir:

1 – Inchaço constante nos membros

É comum que episodicamente ocorra um edema no corpo, que é sinal de algum tipo de lesão. Quando o inchaço ocorre de forma sistemática, sem uma razão aparente, é hora procurar o cardiologista, pois isso indica problemas na circulação sanguínea ou nos vasos linfáticos.

2 – Dores nas pernas

Dores nas pernas não decorrentes de um esforço fora dos padrões normais de rotina indicam a possibilidade de problemas no sistema circulatório.

Frequentemente, essas dores estão ligadas a casos de varizes com alto comprometimento das veias, que podem acarretar problemas mais graves, se não tratadas.

3 – Cansaço inexplicável

É aquele cansaço que acontece tão logo você inicie um esforço maior, que faz você sentir as pernas pesadas e a única solução é parar. Não se trata do cansaço natural, que está ligado ao condicionamento físico, mas um cansaço anormal.

4 – Cãibras, formigamento, insensibilidade nas extremidades dos membros e pés gelados

Quando você sente esses sintomas, significa que há problemas circulatórios. Principalmente os membros inferiores, que constituem a região do corpo mais distante do coração. Quando o sistema circulatório está comprometido, é comum que esses sinais ocorram nessas extremidades.

Por isso mesmo, os pés são um ótimo termômetro para controlar o sistema cardiovascular. Qualquer alteração pode indicar problemas vasculares.

5 – Cicatrização lenta de feridas

Se surgirem erupções na pele de difícil cicatrização, isso pode significar uma série de problemas, entre eles os que acometem o sistema circulatório.

6 – Palidez nos pés

Se você notar palidez nos pés, significa que você tem problemas na circulação arterial, podendo ser um deles a aterosclerose, que é um fator para diversos episódios de alto risco, uma vez que faz com que as artérias sejam obstruídas.

Muita atenção e a esse sinal, porque a obstrução das artérias pode levar a quadros como infarto e AVC.

O tratamento dependerá do tipo de patologia e do histórico do paciente. Em muitos casos, uma mudança no hábito de vida pode ajudar a amenizar as doenças vasculares.

Se você apresenta um desses sintomas ou predisposição genética a doenças vasculares, a indicação é fazer um controle anual com um angiologista, para verificar o estado de saúde e evitar problemas maiores.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp