varizes

Saiba quais são as principais complicações causadas pelas varizes

As varizes podem até ser consideradas mais como um incômodo estético do que um distúrbio de circulação sanguínea. Por isso mesmo, é importante conhecer as complicações que as varizes podem causar à saúde, principalmente nos casos em que elas não são tratadas por um médico angiologista ou cirurgião vascular.

É verdade que nem todos os casos – a minoria deles, na realidade – irão causar complicações para a saúde. De todo modo, é preciso entender quais são os problemas que você pode ter, caso continue negligenciando a saúde das suas veias. 

Em resumo, as varizes podem evoluir para a formação de úlceras, coágulos ou até mesmo explodir. 

A seguir, entenda melhor essas complicações.

Desenvolvimento das varizes e problemas para a saúde

As varizes são um problema de circulação que precisa ser levado a sério. Elas demonstram que as veias não estão trabalhando da maneira normal, mesmo que existam diversas outras que podem substituí-las na circulação sanguínea.

Tromboflebite

A primeira complicação causada pelas varizes sem tratamento é a inflamação das veias da perna. Isso ocorre devido à formação de coágulos de sangue, que impedem a corrente normal do fluido. Quando isso ocorre em uma veia varicosa, ela gera os seguintes sintomas:

  • dor;
  • vermelhidão;
  • aquecimento no local.

A tromboflebite pode ser tratada com meias de compressão e, em alguns casos, analgésicos para dor.

Sangramento

Se houver uma lesão na pele sobre uma variz que está muito próxima da superfície cutânea, ela pode sangrar muito, sendo difícil cessar o fluxo do sangue. Isso pode ocorrer devido a cortes ou impactos agudos sobre a perna. 

Para interromper o sangramento, neste caso, é preciso deitar-se e elevar a perna lesionada, apertando o local do ferimento. É importante buscar ajuda médica, assim que o sangramento parar.

Insuficiência venosa crônica

Ela ocorre quando o fluxo de sangue é deficiente, prejudicando a troca de oxigênio na pele. Caso ocorra o bloqueio do sangue por longo período, o distúrbio ganha o nome de insuficiência venosa crônica. 

Esta é uma condição que pode gerar ainda mais complicações, que incluem:

  • eczema varicoso – pele vermelha, escamosa, além de bolhas;
  • lipodermatoesclerose – pele dura e de tom marrom ou avermelhado, que costuma se formar na panturrilha;
  • úlceras venosas – geralmente se formam no tornozelo e no pé. Elas são feridas causadas pelo excesso de pressão nas veias da perna. 

Todas essas complicações podem ser prevenidas, levando-se a sério o tratamento contra as varizes. Não hesite em buscar a ajuda de um angiologista, ou de um cirurgião vascular, para minimizar os impactos das veias varicosas na saúde. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro

Comentários
Dr. Davi Cazarim

Posted by Dr. Davi Cazarim