Aplicação de Varizes

5 cuidados necessários após a aplicação de varizes

Quem passa pela escleroterapia, popularmente conhecida como cirurgia de aplicação de varizes, deve estar atento ao pós-operatório. Os cuidados serão determinantes não só para a recuperação do paciente, como para todo o tratamento. 

Talvez você até já adote muitos desses cuidados sem se dar conta. Como suspender as pernas apoiadas sob almofadas. Isso, de fato, ajuda bastante a circulação, além de aliviar o inchaço resultante da cirurgia. Porém, há ainda outras práticas excelentes que fazem a diferença nessa fase.

Confira, neste artigo, as melhores dicas para se recuperar logo.

Quais são os tipos de aplicação de varizes?

Antes de mais nada, é preciso compreender quais são as aplicações mais comuns nessa área. Conheça cada uma delas a seguir.

Injeção de espuma

Essa técnica consiste na injeção de uma espuma especial diretamente nas veias dilatadas, provocando o surgimento de cicatrizes nas paredes venais. É como se essa área “fechasse” e, com isso, o sangue não retorna àquele vaso, evitando o transtorno. Mesmo sem marcas aparentes, é necessário atenção ao quadro. 

Cirurgia a laser

Nesse caso, a luz do laser é usada para eliminar o vaso problemático. Com isso, o problema vai regredindo conforme a sequência das sessões.

Radiofrequência

Ocorre quase da mesma forma que a cirurgia a laser. A única diferença é a inserção de um pequeno cateter aquecido apenas na ponta. Segue com a mesma ideia de “fechar o vaso” para prevenir a deformação.

Microcirurgia de varizes

Também é conhecida como “flebectomia ambulatória”, sendo realizada no consultório do cirurgião vascular. Ao contrário das citadas anteriormente, o médico remove os vasos aparentes que causam a lesão. 

Ainda assim, só é recomendada para varizes de grau leve ao médio. Mais uma vez, vale o reforço: o procedimento exige uma série de cuidados após a intervenção.

Remoção da veia Safena

Só é aplicada em casos mais complexos, com lesões profundas ou grandes. É feito um corte na perna, em que se remove toda a veia Safena. A técnica é realizada para aliviar a pressão local. Com isso, outras veias também voltam a circular e assim se acaba com o mal de vez.

Cuidados no pós-operatório da aplicação de varizes

É claro que cada intervenção exige cautela, mas, de qualquer forma, vale seguir com as recomendações abaixo. 

1. Reduza o sal na alimentação

Por se tratar de um transtorno com origem circulatória, é recomendável se livrar do sal. Mas, atenção: não se trata apenas de diminuí-lo na cozinha como outros condimentados. Adote também o hábito de ler a tabela nutricional dos processados. Sempre que notar grande quantidade de Sódio, representado como Na, evite. 

De uma forma geral, prefira alimentos frescos e sem conservantes. Consuma mais frutas, principalmente as cítricas, já que essas têm efeito antioxidante. Isso previne o inchaço e melhora toda a circulação. Além disso, beba bastante água! 

2. Evite sol 

Não é aconselhável abusar do sol na convalescência de aplicação de varizes. Ainda mais se a cirurgia foi a laser. Na dúvida, aguarde o tempo da cicatrização que dura, em média, 30 dias. Se tiver mais dúvidas, converse com o médico responsável. 

Assim, você evita qualquer complicação por conta de queimaduras solares. Ou mesmo uma alergia, que pode atrasar e muito sua vida.

3. Não abuse nos exercícios 

Embora a atividade física seja liberada após 24 horas da realização do procedimento, nada de tirar o atraso na academia. Nas cirurgias mais delicadas, o retorno aos exercícios pode demorar ainda mais. De qualquer modo, reinicie com exercícios de baixo impacto e, se sentir cansaço, pare.

4. Use meias de compressão

Muitos especialistas indicam o uso das meias de compressão em casa. Porém, não é todo paciente que se adapta com o acessório. Se esse é o seu caso, apenas mantenha o repouso. 

Sempre que possível, alterne o descanso com pequenas caminhadas. Lembre-se: ficar muito tempo em uma posição é prejudicial.

5. Reforce a higienização na aplicação de varizes

Antes de tomar banho, deixe os pontos “respirarem” por alguns minutos. Em seguida, lave com todo cuidado sem esfregar e enxágue bem.

Em alguns casos, o médico pode prescrever cremes para acelerar a cicatrização. Se houver indicação, espalhe em toda área. Assim, você ainda prepara a pele para a troca de curativos no local. 

Siga todos os prazos, inclusive o retorno ao médico para tirar os pontos da aplicação de varizes. Quem estende esse período pode ter infecções, entre outros problemas em decorrência disso. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro

O que deseja encontrar?

Compartilhe