De uma maneira geral, as varizes não são um problema grave, apesar de que às vezes possam provocar inchaços e dores. O fato é que quem tem varizes sabe o quanto elas podem ser incômodas, especialmente quando se consideradas do ponto de vista estético.
Nesse sentido, a ciência já conseguiu desenvolver maneiras muito eficientes de lidar com o problema, seja para prevenir, controlar ou retardar o seu surgimento. Além disso, entender quais são os principais fatores de risco é um ponto-chave para evitar problemas futuros.
Neste post, você conhecerá alguns desses fatores que devem ser observados atentamente, bem como outras informações importantes sobre essa condição. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Varizes: principais fatores de risco
A lista de fatores que contribuem para aumentar as chances de uma pessoa desenvolver varizes é bem diversa. Todavia, logo de início, o mais importante é a predisposição genética. Ou seja, se você tem familiares com varizes suas chances de ter a condição são maiores.
Outros importantes fatores de risco incluem:
1. Gravidez
A gestação causa uma série de mudanças e impactos no corpo da mulher. Por exemplo, excesso de peso e disfunção hormonal. Esses eventos aumentam as chances de a gestante ter varizes. Contudo, uma informação interessante é que, geralmente, as varizes tendem a desaparecer por conta própria após o parto.
2. Sedentarismo
O sedentarismo está entre os mais frequentes fatores de risco observados em pacientes com varizes. A falta de movimento físico frequente faz com a circulação piore deixando a pessoa mais vulnerável a apresentar veias varicosas. Por isso, manter o corpo em movimento é uma ação preventiva fundamental, tanto para a prevenção dessa condição quanto de diversas outras que podem prejudicar a qualidade de vida.
3. Obesidade
Quando a pessoa se encontra em um quadro de obesidade as veias das pernas sofrem com o aumento da pressão. Como consequência direta elas precisam de mais força para manter o fluxo sanguíneo para o coração. Com essa sobrecarga as veias perdem a elasticidade abrindo caminho para o surgimento das varizes.
4. Traumas
Qualquer trauma que provoque algum tipo de lesão nas veias pode fazer com que elas percam resistência e fiquem mais vulneráveis a dilatações, ocasionando varizes.
5. Idade
A idade também é um importante fator de risco que não pode ser desconsiderado na prevenção das varizes. Na maioria dos registros médicos a dilatação das veias começa por volta dos 30 anos, sendo que a medida que envelhecemos se tornam mais comuns.
Um dos motivos de isso ocorrer é que, com o passar dos anos, as paredes das veias perdem colágeno, fazendo com que fiquem mais fracas e mais inclinadas a problemas.
6. Cigarro
O hábito de fumar não prejudica apenas o pulmão, como muitas pessoas podem imaginar. O tabagismo danifica a parede dos vasos sanguíneos, deixando-o mais fracos e mais propensos a adoecerem.
Trabalhar na prevenção de varizes, cuidando dos fatores de risco, é uma tarefa diária que requer algumas mudanças no estilo de vida. Vale sempre lembrar que, em um primeiro momento, as varizes não indicam nenhum problema grave de saúde, mas os cuidados são fundamentais para evitar complicações.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!