Você sabia que determinados alimentos podem ajudar a manter sob controle a sua pressão arterial? Veja bem, da mesma maneira que existem alimentos que contribuem para episódios de hipertensão, também há aqueles que ajudam a reduzir. Basta apenas que você saiba quais escolher.
Nos próximos parágrafos, selecionamos algumas opções que podem ser facilmente incluídas em sua dieta. Continue a leitura e saiba como cuidar melhor de sua saúde!
1. Bananas
As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. Para se ter ideia, uma banana de tamanho médio conta com cerca de 422 miligramas de potássio. Além de reduzir os efeitos do sódio, essa substância também ajuda a diminuir a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.
2. Frutas cítricas
Limão, laranja e toranja são alguns exemplos de frutas cítricas que podem ser muito benéficas para o controle e redução da pressão arterial. Como são cheias de compostos, minerais e vitaminas essas frutas ajudam a manter a saúde do coração, contribuindo para reduzir as chances de a pessoa desenvolver vários problemas cardíacos.
3. Beterraba
Estudos científicos feitos com a beterraba conseguiram descobrir que consumir essa raiz promove a redução dos níveis da pressão arterial a curto e longo prazo. Para os pesquisadores, a substância responsável por diminuir a pressão apresenta efeitos positivos cerca de 24h após o alimento ter sido consumido. A beterraba pode ser ingerida em forma de suco, crua ou cozida. O importante é comer!
4. Salmão
Uma das melhores fontes de ômega – 3 são os peixes gordurosos, tais como o salmão, que oferecem ótimos benefícios para o coração. Por exemplo, essas gorduras podem atuar diminuindo a pressão e a quantidade de compostos que causam a constrição dos vasos. Além disso, esses peixes ajudam a diminuir inflamações nas artérias.
5. Semente de abóbora
Muita gente joga fora, mas as sementes de abóbora contam com altos níveis de nutrientes essenciais para a redução da pressão alta. Entre eles, vale destacar o potássio, magnésio e a arginina. Este último é um aminoácido muito importante para a produção de óxido nítrico, uma substância fundamental para o relaxamento e diminuição da pressão arterial.
6. Melancia
A melancia também possui um aminoácido que ajuda a produzir o óxido nítrico, a citrulina. Ela promove melhorias no fluxo sanguíneo estimulando a flexibilidade das artérias. Como consequência, é capaz de baixar a pressão arterial elevada.
7. Aveia
Já a aveia possui a beta-glucana. Essa fibra é capaz de atuar no organismo reduzindo os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Revisões de pesquisas sobre esse composto revelaram que ele contribui para a redução da pressão arterial diastólica e sistólica. Outro alimento que também possui essa fibra é a cevada.
Quais alimentos evitar
Todavia, vale a pena ficar de olho naqueles alimentos que causam o efeito oposto. Isto é, que ajudam a aumentar a pressão arterial. Nesse sentido, tenha cuidado com as bebidas refrigerantes, alcoólicas e energéticas; alimentos embutidos; molhos prontos; carnes gordas, enlatados e sachês de tempero pronto.
Por fim, continue com sua rotina de visitas ao médico para manter sua pressão arterial em níveis considerados saudáveis. Também não se esqueça de seguir todas as recomendações do especialista que faz seu acompanhamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!