Sabe-se que o sedentarismo é um dos fatores que potencializam as varizes. Nesse sentido, a prática de esportes se torna uma aliada para quem apresenta problemas de circulação.
Tanto corridas, pedaladas ou natação são atividades que podem ser recomendadas, pois auxiliam na circulação sanguínea e fortalecem a musculatura das pernas. Além disso, podem favorecer a oxigenação dos músculos e o condicionamento físico.
Porém, é importante que a prática esportiva seja acompanhada por um profissional especializado, para que todos os cuidados com a carga e a frequência sejam observados.
Causas e sintomas de varizes
Uma das principais causas das varizes é a hereditariedade, ou seja, se os pais ou os avós possuem essa condição, é possível que você também apresente o problema. Além disso, o sobrepeso ou o aumento rápido do peso podem provocar as varizes.
Outras causas incluem:
- Sedentarismo;
- Permanecer sentado ou em pé por longos períodos;
- Fatores hormonais, em virtude de uma gravidez, ou pelo uso de anticoncepcional.
Já os sintomas incluem queimação, cansaço e sensação de peso nas pernas, além de inchaços ao fim do dia, acentuados por períodos extensos de pé ou sentado.
Quais esportes posso praticar?
Depois de conhecer as causas e sintomas das varizes, algumas considerações devem ser feitas antes de escolher um atividade física.
Para começar, é preciso saber que a melhor forma de prevenção é a prática regular de exercícios, desde que orientada por um profissional. Além disso, a escolha do esporte deve considerar aquele que você melhor se adapta.
A prática de atividades físicas para quem já possui varizes tem o objetivo de reduzir e não piorar o quadro. Nesse sentido, algumas atividades são mais indicadas, como:
- Musculação (carga leve);
- Exercícios aeróbicos e metabólicos;
- Ciclismo;
- Vôlei;
- Natação.
Além disso, corrida, caminhada e futebol são boas opções. No caso da musculação, deve ser realizada com bom senso, pois, se feita com carga pesada, poderá comprimir as veias e agravar o quadro.
Nesse sentido, esportes como levantamento de peso, boxe, remo e vela não são tão recomendadas para quem sofre desse problema.
Como prevenir as varizes na prática de esportes?
Algumas ações podem reduzir ou prevenir o surgimento desse problema. Exercícios de alongamento e o uso de meias de compressão têm se mostrado bastante eficazes.
Em geral, elas já são utilizadas para o tratamento e prevenção das veias varicosas, porém, são vistas como esteticamente desagradáveis. Contudo, na linha esportiva dessas meias, existem modelos que podem ser utilizados nos esportes.
Além disso, existem opções de pós-treino que amenizam as dores, aceleram a recuperação muscular e melhoram a circulação.
O uso das meias estimula o retorno venoso e ameniza as dores provocadas pelo acúmulo de ácido lático no sangue, contribuindo para a oxigenação de todo o corpo.
Contudo, o uso das meias de compressão não é indicado para quem não sofre de varizes, pois, nesse caso, elas não são úteis na prevenção da doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!