Viagens de avião podem trazer complicações para quem sofre de varizes. Permanecer horas seguidas sem se movimentar, especialmente sentado, pode provocar uma trombose no passageiro.
As varizes são veias dilatadas e sinuosas que surgem nos membros inferiores e provocam dores e inchaço, além de representar um fator de risco para a formação de trombose.
Por que quem tem varizes precisa tomar alguns cuidados?
Ao andar, os músculos da panturrilha bombeiam o sangue para as extremidades do corpo. No caso das viagens em que os passageiros permanecem longos períodos com as pernas imóveis, esse mecanismo é lento e reduz a velocidade da circulação sanguínea.
Quem possui veias mais calibrosas deve evitar ficar longos períodos em pé, sentado ou parado. Isso porque o sangue não vai circular adequadamente nas extremidades e pode provocar inchaços.
Esses inchaços aumentando o risco de desenvolvimento de coágulos nos vasos sanguíneos, chamados de trombos. O seu deslocamento pode provocar uma embolia, por exemplo.
Em viagens de avião com 5 horas ou mais de voo, por exemplo, o passageiro deve se movimentar em períodos regulares. Caso contrário, pode desenvolver uma trombose provocada pela circulação sanguínea lenta e a pressão nas pernas.
Portanto, quem tem varizes pode viajar de avião, desde que adote alguns cuidados para a melhora da circulação sanguínea durante o voo.
Fique atento aos riscos
Quem possui veias mais grossas e histórico de trombose deve ficar atento aos riscos de agravamento do problema. A embolia pulmonar é um dos problemas mais comuns, caracterizada pela obstrução das artérias pulmonares pelos coágulos.
Nesse caso, se não tratada ou diagnosticada corretamente, a embolia pode levar à falta de oxigenação e causar a morte do paciente.
Fatores que podem aumentar o risco de trombose
Alguns fatores de risco podem agravar as chances de ter uma trombose, entre eles:
- Histórico familiar;
- Obesidade;
- Gravidez;
- Tabagismo;
- Ter sido operado recentemente.
Dicas para viajar de avião e evitar problemas de circulação
O risco de desenvolver trombose durante o voo pode ser reduzido com medidas simples. Confira:
- De tempos e tempos, caminhe um pouco pelo corredor do avião;
- Deixe a bagagem de mão no compartimento superior. Assim, você deixa livre o espaço para esticar as pernas;
- Faça alguns exercícios na poltrona e movimente os joelhos, tornozelos e os dedos dos pés. Além disso, apoie os calcanhares no chão e levante alternadamente os pés por cerca de cinco minutos, repita quando achar necessário;
- Não sente de pernas cruzadas;
- Evite usar roupas apertadas;
- Consulte seu médico sobre o uso de meias elásticas para auxiliar na melhora do fluxo sanguíneo;
- Tome muita água e evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Consulte o médico sobre qual medicamento tomar para dormir;
- Se possível, deixe as pernas um pouco mais elevadas.
Nesse sentido, se apresenta varizes, é muito importante ficar atento e observar os sinais que o corpo pode dar durante o voo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!