vasculite

Vasculites: O que são e quais cuidados tomar?

As doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico afeta o organismo do próprio paciente e são de origem genética. Entre as mais comuns estão os distúrbios da tireoide, lúpus, psoríase e as vasculites.

Neste post, iremos tratar especificamente desta última patologia. Você sabe como elas são causadas? Conhece os sintomas? Então, continue a leitura.

O que são vasculites?

Trata-se de uma inflamação autoimune na qual as paredes dos vasos sanguíneos são atacadas por anticorpos produzidos indevidamente pelo sistema imunológico. Com esse processo inflamatório, os vasos passam a ficar mais espessos, podendo até se fecharem, cessando fluxo sanguíneo por completo.

Assim, podem causar uma estenose, hemorragias, oclusão, formação de aneurismas e até a morte definitiva dos vasos doentes e dos tecidos abastecidos por ele. Em casos mais severos, pode provocar um AVC hemorrágico.

Como são causadas?

As vasculites são doenças autoimunes, ou seja, causadas em função de algum distúrbio no sistema imunológico de causa desconhecida. Além disso, elas podem ser secundárias, quando associadas a outra patologia autoimune ou por reação de medicamentos, ou primárias, quando não tem causa aparente e não estão relacionadas com outras doenças.

Ademais, essa inflamação pode acometer a qualquer artéria ou veia do corpo, sendo classificada pelo tamanho dos vasos acometidos. Os tipos de vasculites são:

  • grandes vasos: quando afetam as grandes artérias do corpo, como a artéria aorta e os vasos que nutrem a face;
  • médio e pequenos vasos: são aquelas que acometem vasos médios ou pequenos, tais como, poliarterite nodosa, doença de Kawasaki e tromboangeíte obliterante;
  • vasos pequenos e microscópicos: quando se desenvolvem nos vasos dentro dos órgãos, como, por exemplo, púrpura de Henoch-Schönlein, doença de Behçet, poliangeíte microscópica e granulomatose de Wegener.

Quais são os sintomas?

Os sintomas variam de acordo com o tamanho dos vasos que estão inflamados e com os órgãos que foram acometidos. No entanto, alguns sinais são manifestados pela maioria dos pacientes, tais como, cansaço, mal estar, dor nas articulações, emagrecimento e febre.

Ainda, as vasculites também costumam afetar os vasos da pele, provocando pequenos sinais de sangramento no tecido subcutâneo, chamados de púrpura. Quando afeta os pulmões ou os rins, pode causar graves transtornos, como hemorragia pulmonar e insuficiência renal.

Quais são os cuidados que preciso tomar?

Por ser uma doença autoimune, as vasculites não têm cura, sendo necessário seguir o tratamento durante toda a vida. No entanto, além do acompanhamento médico, o paciente também precisa tomar os seguintes cuidados:

  • prática de exercícios físicos de baixa intensidade para manter a saúde dos músculos e das articulações;
  • alimentação balanceada e rica em cálcio em razão do aumento de apetite causado pelos corticoides;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • abandonar o uso do tabaco e seus derivados, pois, favorecem o estreitamento dos vasos sanguíneos e podem agravar a inflamação pulmonar;
  • manter-se aquecido para evitar que o frio contraia os vasos sanguíneos e reduza o fluxo sanguíneo.

Enfim, as vasculites são uma condição grave e que precisam ser tratadas o mais breve possível a fim de evitar complicações. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro

O que deseja encontrar?

Compartilhe