pernas sem varizes

5 dicas para pernas sem varizes

Para a maioria das pessoas, ter veias varicosas é um problema. Afinal, além de dolorosas e irritantes, são feias. Elas surgem devido ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos, o que leva as veias a reagirem desenvolvendo paredes mais grossas.

Em alguns casos, elas ficam espessas chegando a provocar sangramentos e inflamação crônica. Por outro lado, você sabia que é possível tomar alguns cuidados para ter pernas sem varizes?

Nos próximos tópicos, você poderá conferir algumas boas práticas e hábitos funcionais e importantes para a prevenção de varizes nas pernas. Acompanhe!

1. Evitar cruzar as pernas

Quando cruzamos as pernas, as veias ficam sujeitas a uma pressão maior, que contribui para a degradação dos vasos com o tempo. Por isso, vale a pena tomar esse simples cuidado para não forçar as veias. Por exemplo, cruzar apenas os tornozelos é uma opção.

2. Manter o peso saudável

Os quilos extras no corpo podem sobrecarregar as pernas e prejudicar as veias. Sendo assim, se o objetivo é prevenir e garantir pernas sem varizes ter uma rotina que envolva cuidados com o equilíbrio alimentar e a prática de exercícios físicos é algo fundamental.

Além disso, adotar esses hábitos permite que todo o corpo ganhe, seja em termos estéticos ou em saúde. Uma recomendação aqui é procurar conversar com um especialista, como um nutricionista ou um preparador físico, para obter orientações mais adequadas ao seu perfil.

3. Exercício físico

Anteriormente falamos sobre o exercício físico para controle do peso. Porém, mesmo que você tenha o peso ideal é importante manter o hábito. Aliás, as atividades não estão restritas a uma academia. Por exemplo, você pode optar por dançar, fazer ioga, nadar ou pular!

A ideia é que a prática regular de alguma atividade ajude a regular o organismo e a criar músculos o que, por consequência, permite uma melhor sustentação das veias.

4. Pratique alongamentos

Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, os alongamentos não são importantes somente para preparar o corpo para exercícios físicos.

No dia a dia, essa prática é muito funcional para evitar pernas com varizes, pois ajuda a manter o trabalho adequado do fluxo sanguíneo, além de evitar que as veias fiquem sobrecarregadas.

Quem trabalha sentado ou precisa ficar muito tempo na mesma posição deve prestar ainda mais atenção. Por isso, para evitar problemas no futuro, vale a pena procurar se alongar por alguns minutos várias vezes durante o dia.

5. Descansar

Algumas pessoas estão tão habituadas que podem passar um dia inteiro em pé sem que sintam a necessidade de fazer uma pausa. Isso pode ser um problema!

Com há uma pressão e um estresse contínuo sobre os pés e pernas, essas partes do corpo ficam mais suscetíveis a terem algum problema. Sendo assim, fazer uma pausa e, se possível, elevar os pés para obter alívio extra é sempre bom!

Há muitos outros cuidados que você pode observar para ter pernas sem varizes. Por exemplo, evitar o fumo, preferir calçados sem salto e até trabalhar no controle do estresse. Portanto, avalie sua rotina e veja o que é possível fazer, afinal, cuidar é sempre melhor e mais fácil que tratar!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro

O que deseja encontrar?

Compartilhe