Já ouviu falar sobre ultrassom com Doppler? Apesar de o nome sugerir algo complicado, trata-se uma ferramenta prática da ultrassonografia. Por meio dessa funcionalidade, o médico consegue analisar como está a situação do fluxo sanguíneo nas artérias e veias das pernas.
Em linhas gerais, esse exame é usado quando o especialista precisa diagnosticar com melhor precisão algumas doenças. Nos próximos tópicos, você entenderá melhor como funciona o ultrassom com Doppler. Continue a leitura e saiba mais!
Considerações gerais
O ultrassom com Doppler não é um exame invasivo e dispensa a aplicação do contraste (Doppler colorido). O benefício de maior destaque é que ele pode ser feito quantas vezes o médico julgar necessário para analisar a saúde das veias e artérias. Por outro lado, tende a ser mais caro que o espectral.
Ultrassom com Doppler e as varizes
Esse método é muito eficiente quando o objetivo é monitorar a circulação. Todavia, há outras aplicações muito importantes. Por exemplo, o ultrassom com Doppler é recomendado quando há a necessidade de verificar um evento de desordem venosa aguda, situação em que a trombose se encaixa.
Além disso, também pode ser usado no caso de desordem venosa crônica, que envolve uma série de doenças venosas, entre as quais estão as varizes.
Vale ressaltar que esse exame deve ser realizado sempre por um profissional qualificado. Nesse sentido, os profissionais mais recomendados são médicos especialistas na área de doenças vasculares e angiologia, uma vez que o conhecimento clínico obtido por eles permite um maior nível de eficiência.
Quem está apto a realizar o ultrassom com Doppler?
Não existem muitos requisitos ou grandes obstáculos para que o ultrassom com Doppler seja feito. Aliás, ele pode ser realizado em pessoas de qualquer idade e, por não depender de radiação, não exige proteção ou cuidados adicionais para pacientes doentes.
Além disso, é interessante observar que por ser um exame que não causa dor e não é invasivo, as crianças podem ser muito beneficiadas por ele. No mais, mulheres grávidas também podem passar pelo ultrassom com Doppler sem nenhum problema.
Quanto tempo leva para ser feito?
Esse exame, que também é conhecido como ecografia Doppler ou Eco-Doppler, é simples e relativamente rápido. Na maioria dos casos, a duração varia entre 20 e 30 minutos.
Quais cuidados ter antes do exame?
Normalmente, o médico irá explicar para você como o procedimento é feito. Aproveite esse momento para sanar possíveis dúvidas. No mais, o ultrassom com Doppler não requer muitos cuidados, como preparo, jejum ou sedação.
Por outro lado, você deve informar ao seu médico se está usando medicamentos ou suplementos naturais. Além disso, se usar marca-passo também informe ao especialista.
Após terminado o exame, você poderá retornar às suas atividades de rotina e dieta habitual, salvo se o seu médico fizer alguma outra recomendação.
O ultrassom com Doppler é uma excelente ferramenta para o diagnóstico e definição do tratamento das varizes. Converse com seu médico sobre essa possibilidade. Afinal, a tecnologia existe para tornar nossa vida mais fácil e com mais qualidade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!