É bem possível que você já tenha ouvido o termo trombo em algum lugar. Mas você do que se trata ou quais consequências para a saúde esse problema pode trazer?
Basicamente, um trombo é caracterizado por um coágulo de sangue que surge em um vaso sanguíneo do corpo.
Trata-se de uma condição muito séria, pois pode afetar significativamente a saúde da pessoa, especialmente quando ela não recebe o tratamento adequado. Quer entender melhor sobre esse problema? Então, continue a leitura!
Tipos de trombo
Para classificar o trombo (coágulo) os médicos observam primeiro em qual vaso sanguíneo ele se desenvolveu. Se ele se formou em uma artéria, como no cérebro ou coração, recebe o nome de trombose arterial.
No caso de ocorrer em uma veia é chamado trombose venosa. Se o coágulo surgiu em uma veia mais profunda, a condição é denominada trombose venosa profunda, doença popularmente conhecida pela sigla TVP.
Atenção: Quando uma parte do coágulo de sangue se solta e entra na corrente sanguínea temos uma condição chamada êmbolo, que pode se mover livremente através do sistema vascular do indivíduo até se fixar em alguma outra parte do corpo.
É importante destacar que o êmbolo é considerado uma das complicações mais graves da trombose, especialmente por ser potencialmente fatal, visto que pode atingir os pulmões, cérebro e coração.
O que pode causar um trombo?
Se for um trombo em uma veia (trombose venosa) as principais causas incluem:
- doença que afeta as veias;
- falta de mobilidade;
- lesão nas veias das pernas;
- doenças hereditárias;
- alguns tipos de remédios, especialmente aqueles que aumentam o risco de coágulos sanguíneos;
- distúrbios autoimunes;
- estar acima do peso.
No caso de um trombo nas artérias as causas mais recorrentes envolvem:
- infecções virais;
- sepse
- lesões arteriais;
- aterosclerose.
Vale destacar que problemas envolvendo as artérias coronárias podem ocasionar um ataque cardíaco. Já um trombo em um vaso sanguíneo cerebral pode provocar um AVC.
Quais os sintomas de um trombo?
Os sintomas de um trombo são muito variados, mas existem alguns que são característicos dessa condição. Entre eles estão os seguintes:
- inchaço, sensibilidade, vermelhidão, calor ou dor na região afetada;
- inchaço no braço ou na perna;
- dor no peito;
- mudança abrupta no estado mental;
- fraqueza ou dormência de um dos lados do corpo.
Importante: quando um trombo se rompe e viaja pelo corpo até o pulmão ele pode causar um quadro de embolia pulmonar. Trata-se de uma condição emergencial que necessita de tratamento imediato, pois pode ser fatal.
Dor no peito; tosse sem motivo aparente; fadiga; aumento da frequência cardíaca e falta de ar sem causa, são alguns dos sinais mais significativos de uma embolia pulmonar.
Além disso, vale observar se você tem algum fator de risco para o trombo. Estar acima do peso; ser fumante; passar muito tempo imóvel, como após uma cirurgia ou em voos; ser idoso ou já ter tido algum quadro de trombose, são alguns aspectos que devem ser considerados.
No mais, não se esqueça de consultar um médico especialista para uma avaliação preventiva. Lembre-se que o tratamento nos estágios iniciais faz toda a diferença!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!