Para muitas pessoas, sentir dor intensa nas pernas não é algo raro. Em alguns casos, a situação é tão complicada que deixa a pessoa debilitada e impossibilitada de realizar suas tarefas de rotina.
Existem diversas condições que podem causar dores nas pernas. Algumas podem melhorar por conta própria, enquanto outras precisam de cuidados médicos e até de mudanças no estilo de vida. Nesse sentido, de qualquer maneira, é importante saber reconhecer quais as situações de dor exigem mais atenção, especialmente para procurar ajuda no momento certo.
Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba mais!
Quais as principais causas de dor intensa nas pernas?
Na maioria dos casos, a dor na perna é incômoda, mas não chega a afetar significativamente a vida do indivíduo. No entanto, quando a dor é muito forte, ela pode atrapalhar a capacidade da pessoa de ficar em pé, trabalhar, andar e até dormir.
Nossa perna é uma das estruturas mais complexas do corpo humano. Afinal, ela é constituída por articulações, ossos, ligamentos, tendões e músculos. Portanto, se qualquer um desses tecidos estiver lesionado ou apresentar algum problema médico, há uma grande possibilidade de surgir um quadro de dor intensa.
Sendo assim, podemos dizer que a dor nas pernas pode surgir a partir de condições relacionadas com:
- sistema vascular;
- neurológico;
- musculoesquelético.
Importante: nem sempre a dor na perna tem origem no próprio membro. Por exemplo, é muito comum nos consultórios médicos queixas de pacientes que reclamam da dor nas pernas, mas após o diagnóstico, o médico percebe que a dor está se irradiando pelos nervos em decorrência da ciática.
O nervo ciático se estende das costas até as pernas e, quando é pressionado, a dor viaja pelo caminho do nervo atingindo outras partes do corpo.
Sendo assim, boa parte dos casos de dor intensa nas pernas tem relação com:
- fraturas por estresse;
- esforço por esportes repetitivos;
- uso intenso e excessivo das pernas;
- artrite nas articulações do tornozelo, joelho ou quadril;
- doença arterial periférica causada pelo estreitamento das artérias por placas de gordura;
- determinados tipos de medicamentos;
- trombose venosa profunda;
- osteoartrite;
- danos nos nervos;
- neuropatia diabética;
- estenose espinhal na região lombar que provoca pressão nas raízes nervosas fazendo com que a dor ocorra nas pernas.
Há muitas outras causas, incluindo varizes, cãibras, hérnia de disco, gota e bursite. Por isso, seja qual for a situação, o ideal é consultar um especialista.
Quando procurar ajuda médica?
Em suma, existem alguns indícios que podem indicar que você precisa consultar um médico para diagnosticar a causa de sua dor nas pernas. Nesse sentido, preste atenção nos seguintes pontos:
- a perna tem sinais de infecção, sensibilidade, vermelhidão ou calor;
- as articulações estalam quando você se movimenta;
- não consegue colocar peso na perna ou andar;
- teve uma lesão profunda com corte, tendão ou osso exposto;
- sente dor intensa depois de caminhar;
- a dor está piorando;
- tem varizes dolorosas;
- os sintomas não desaparecem com repouso em casa;
- inchaço em ambas as pernas.
Como observamos, há muitas causas por trás da dor intensa nas pernas. Portanto, se você sentir que algo está errado, consulte o mais rápido possível um médico especialista. Dessa maneira, além de tratar o problema, evitará a piora de sua condição!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!