ulcera

Principais causas e tratamentos da úlcera venosa

No Brasil, todos os anos, são registrados mais de 150 mil casos de úlceras venosas. Essa doença que afeta a região das pernas surge devido a problemas relacionados ao fluxo sanguíneo das veias.

Normalmente, quando você tem um arranhão ou corte, o processo de cicatrização do corpo entra em ação e fecha a ferida, levando à cura completa com o passar do tempo. No entanto, as úlceras venosas podem não cicatrizar caso você não receba o tratamento mais adequado.

Nos próximos parágrafos, vamos explicar quais as principais causas por trás das úlceras venosas e que tipos de tratamentos estão disponíveis para esse problema. Acompanhe!

Quais as causas?

A principal causa das úlceras venosas são problemas envolvendo as válvulas das veias. Essas estruturas tem a função de obstruir momentaneamente algum orifício ou uma passagem, fazendo com que o sangue flua apenas numa direção.

Em outras palavras, as válvulas evitam que o sangue retroceda, sendo que são essenciais para ajudar a impulsionar o sangue para o coração.

Caso a pressão sanguínea não caia enquanto você anda, temos uma condição chamada de hipertensão venosa sustentada. Esse problema pode levar a formação de úlceras, especialmente na região dos tornozelos.

Outros problemas relacionados às veias das pernas que podem causar úlceras venosas são:

Varizes: condição que surge quando as válvulas nas veias não funcionam como deveriam, fazendo com que o sangue comece a se acumular na parte inferior das pernas.

Insuficiência venosa crônica: tal como as varizes, esse problema também surge quando as veias das pernas são incapazes de bombear o sangue de volta para o coração. O acúmulo de sangue nas pernas pode fazer com que elas fiquem extremamente inchadas. Consequentemente, pode haver a formação de úlceras venosas.

Quais os tratamentos disponíveis?

As alternativas de tratamento para as úlceras venosas podem incluir ações de manejo conservador, cuidados específicos, medicamentos e até mesmo cirurgias.

Geralmente, o tratamento tem como objetivo reduzir o edema e melhorar a cicatrização na região ulcerada, bem como prevenir que novas úlceras apareçam.

Vale destacar que cada caso é avaliado de maneira isolada. Por isso, a abordagem escolhida pode variar entre um paciente e outro.

É possível prevenir?

A boa notícia é que é possível prevenir as úlceras venosas. Para isso, basta adotar uma série de cuidados visando evitar problemas nas veias como, por exemplo, ter hábitos saudáveis que ajudem na circulação sanguínea das pernas. Nesse sentido, algumas sugestões práticas incluem:

  • evitar fumar;
  • quem fica em pé por longos períodos deve elevar as pernas por um curto período de tempo;
  • mover-se com frequência;
  • praticar atividades físicas regulares;
  • cuidar para manter o peso dentro do ideal.

As meias de compressão também podem ajudar a reduzir o risco de úlceras venosas. Além disso, esse acessório ainda evita que as pernas fiquem muito inchadas e que o sangue se acumule na região.

Por fim, é importante manter a rotina de visitas ao especialista para evitar que as úlceras venosas piorem, prejudicando sua qualidade de vida. Lembre-se que com os cuidados certos, é possível gerenciar esse problema com sucesso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe