Você sabe o que é um aneurisma da aorta abdominal? Essa condição consiste em uma região aumentada na base inferior do vaso principal que fornece sangue para o corpo (aorta).
A aorta vai do coração até as regiões do tórax e abdômen. É o maior vaso sanguíneo que temos. Sendo assim, um aneurisma da aorta abdominal que se rompe pode levar a sangramentos graves colocando em risco a vida da pessoa.
A seguir, vamos explicar quais são os sintomas, causas e tratamentos disponíveis para esse problema. Continue a leitura e saiba mais!
Sintomas
É comum que o aneurisma da aorta abdominal se desenvolva de forma lenta. Isso é um problema, pois sem sinais e sintomas perceptíveis, é mais difícil de detectar a condição.
Além disso, existem aneurismas que nunca se rompem e aqueles que começam e permanecem pequenos. Por outro lado, há os que crescem lentamente e os que crescem rapidamente.
Quando os sintomas deste problema surgem eles tende a envolver:
- espécie de pulsação perto do umbigo;
- dores nas costas;
- dor profunda e constante na região da barriga ou na parte lateral do abdômen.
Caso a pessoa sinta dor, especialmente se ela surgir de forma intensa e súbita, é necessário buscar ajuda médica imediatamente.
Principais causas
Embora os aneurismas possam ocorrer em qualquer parte da aorta, a maioria deles surge na região da barriga, que é o quadro chamado de aneurisma da aorta abdominal.
Várias coisas podem estar por trás do surgimento desse problema. Algumas das causas mais comuns são:
- pressão alta: a hipertensão pode enfraquecer e danificar as paredes da aorta;
- aterosclerose: é uma doença que provoca o endurecimento das artérias. Ela surge devido ao acúmulo de substâncias diversas e gordura no revestimento do vaso sanguíneo;
- Infecção na aorta: embora rara, uma infecção fúngica ou bacteriana pode provocar um aneurisma da aorta abdominal;
- doenças dos vasos sanguíneos: condições que causam a inflamação dos vasos;
- traumas: por exemplo, lesões causadas por um acidente de carro podem ocasionar um aneurisma da aorta abdominal.
Tratamentos
Os aneurismas de aorta que crescem devagar ou são pequenos podem ser tratados por meio de medicação específica, mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico.
Testes de monitoramento com tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem ser requeridos pelo médico para a análise do tamanho e taxa de crescimento do aneurisma.
O gerenciamento dos fatores de risco também faz parte do processo de tratamento. Perder peso se preciso, controlar o diabetes, parar de fumar e manter uma dieta saudável e equilibrada são algumas recomendações comuns visando o controle da progressão da doença.
No entanto, aqueles aneurismas que crescem rapidamente ou ficam grandes podem exigir uma cirurgia. Nesse caso, pode ser necessário fazer a inserção de uma bobina de malha de metal (stent) com o objetivo de dar suporte a ao vaso evitando o seu rompimento. Também é possível fazer uma cirurgia para remoção do aneurisma ou reparo.
De qualquer forma, o médico especialista em aneurisma da aorta abdominal é quem avaliará o caso e, junto com o paciente, definirá as melhores abordagens médicas em termos de tratamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Uberlândia.