A aplicação de varizes, chamada de escleroterapia, é uma das melhores formas de eliminar este distúrbio do sistema circulatório. Porém, assim como em todo procedimento invasivo, existem cuidados que você precisa tomar.
Sabe quais são? Aproveite e conheça agora um pouco mais sobre as precauções indicadas após a escleroterapia.
O que é aplicação de varizes?
A aplicação de varizes é um tratamento utilizado para eliminar os vasos doentes, que não exercem mais a função de levar o sangue de volta ao coração. Essa técnica é realizada principalmente nos membros inferiores, porém, em alguns casos, pode ser aplicada em outras regiões.
Existem diferentes tipos de escleroterapia, que variam conforme a gravidade do problema e da substância aplicada, como:
- espuma: quando há a injeção de polidocanol diretamente nas veias;
- glicose: quando é injetada a glicose dentro das varizes;
- laser: quando um laser é utilizado para aquecer o vaso doente.
Independente do tipo escolhido, o processo consiste em inflamar as varizes, fazendo com que elas sejam eliminadas.
Preciso tomar alguns cuidados após o procedimento?
A aplicação exige alguns cuidados extras antes e após a realização do procedimento. Antes de fazer a aplicação, o angiologista, ou cirurgião vascular, fará uma avaliação do seu quadro para informar quais os riscos e os possíveis resultados do tratamento.
Além disso, o profissional precisa analisar a anatomia da região onde estão as varizes e as condições físicas do paciente. Após a definição do método a ser utilizado, o paciente será informado sobre o tempo de duração aproximado e o nível de dor que poderá sentir.
A etapa mais importante é o momento após o término da sessão, pois a adoção de alguns cuidados irá influenciar na eficiência do tratamento. Existem 4 principais recomendações, que são:
1# Utilizar meias elásticas de compressão
Esta é uma indicação que não é uma unanimidade entre os angiologistas. Após a escleroterapia, o uso das meias de compressão auxiliam na circulação sanguínea e favorecem o paciente com doença varicosa.
2# Aplicar cremes hidratantes
A utilização de cremes é recomendada para tratar as equimoses, pequenas manchas roxas que aparecem na região onde foi feita a escleroterapia.
3# Evitar o banho de sol
Mais um cuidado que costuma variar de acordo com o posicionamento do médico responsável. Para alguns não há problemas na exposição ao sol, já para outros o sol deve ser evitado até o completo desaparecimento dos sinais da aplicação e após a cicatrização da área. Caso o paciente precise se expor ao sol, o uso de protetor solar é obrigatório.
4# Não praticar exercícios físicos
A prática de exercícios físicos de baixo impacto pode ser permitida após 24 horas da sessão de aplicação. Porém, se o paciente realiza atividades de alto rendimento deve comunicar ao seu médico para que o caso seja analisado.
Existem outros cuidados que, geralmente, são citados pelos médicos. Procure um angiologista especialista em aplicação de varizes para conhecer mais profundamente o assunto.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!