Cãibras

Cãibras são sinais de alerta para doenças vasculares?

De fato, a maioria de nós experimenta algum tipo de cãibra em um momento ou outro. Entretanto, quase sempre esses episódios não significam nada. Afinal, a origem das cãibras está em coisas corriqueiras e simples, como exercícios físicos intensos, desidratação ou falta de atividade na musculatura. 

Entretanto, há situações em que elas podem indicar a presença de alguma doença vascular. Nesse caso, é preciso ter mais atenção e cuidado, uma vez que procurar ajuda especializada é fundamental para evitar problemas.

Quer saber como as cãibras se relacionam com doenças vasculares? Então, continue a leitura e fique por dentro desse assunto!

Doença arterial periférica e as cãibras

A doença arterial periférica é uma condição séria, que tende a se desenvolver de maneira silenciosa. Dessa maneira, ela avança causando o estreitamento dos vasos sanguíneos, sendo que esse processo pode acontecer por décadas. Com o tempo, o suprimento de oxigênio e nutrientes se tornará tão baixo que provocará dores e cãibras nas pernas.

A princípio, o próprio corpo começa a criar pequenos vasos sanguíneos com a finalidade redirecionar o sangue dos vasos bloqueados. Mas, uma vez que condição evolui, o indivíduo fica sujeito a ter cãibras extremamente severas nas pernas quando faz algum tipo de esforço, por exemplo, caminhar demais.

Todavia, se no momento da cãibra ele se senta, a dor tende a diminuir, bem como a demanda por oxigênio e nutrientes.

Sendo assim, fica aqui o alerta: a dor e cãibra com o esforço físico é sinal característico e clássico da doença arterial periférica. Desse modo, quando a condição está muito ruim, é comum que feridas que não cicatrizam se formem nas pernas ou que haja o escurecimento dos dedos e pés.

Sinais e sintomas 

Conhecer os sintomas e sinais da doença arterial periférica pode ser um fator-chave para a busca de ajuda especializada. Assim sendo, vale a pena estar atento aos seguintes sinais:

  • unhas dos pés enfraquecidas;
  • perda dos pelos das pernas;
  • sensação de cãibras ao caminhar ou ao praticar atividades físicas;
  • fadiga nas pernas;
  • fisgadas, especialmente na região da panturrilha;
  • infecções frequentes nos pés.

Além disso, deve-se ter atenção com o colesterol alto, hipertensão, diabetes e o excesso de peso, pois são considerados fatores de risco para várias doenças vasculares.

Tratamento para cãibras nas pernas

Caso a cãibra tenha origem em alguma doença vascular, o médico desenvolverá o tratamento com base na natureza e gravidade da doença. Por exemplo, em muitas situações, medidas não cirúrgicas e conservadoras, como uso de meias, são suficientes. Contudo, pode haver casos em uma terapia e um acompanhamento mais rigoroso possa ser necessário.

Aliás, a definição da necessidade de uma cirurgia é uma decisão que considera vários aspectos. Por isso, sempre tenha uma conversa franca com seu médico para que tudo corra bem.

Portanto, mesmo sabendo que as cãibras são eventos normais em diversas situações, se você tem alguns dos sinais que apontamos acima ou suspeita de que algo possa estar errado, procure conversar com um médico o mais rápido possível. Afinal, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais bem sucedido ele será!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro

O que deseja encontrar?

Compartilhe