coágulo sanguíneo

O que causa coágulos sanguíneos? Condições e tratamentos.

Os coágulos sanguíneos são pequenas porções de sangue parecidas com gel que se formam nas veias e artérias de seu corpo quando o sangue passa do estado líquido para parcialmente sólido.

A coagulação é um mecanismo normal de nosso corpo para evitar que sangremos muito quando nos machucamos. Porém, pode acontecer dos coágulos sanguíneos se formarem em locais inadequados e não se dissolverem por conta própria. Quando isso acontece sua saúde pode estar em risco.

A seguir, vamos esclarecer alguns dos principais pontos sobre o coágulo sanguíneo. Continue a leitura e saiba mais!

Condições relacionadas

Embora existam casos em que os coágulos sanguíneos não representem nenhum risco para a pessoa, pode haver situações em que eles são associados a algumas condições médicas graves.

Algumas delas incluem:

Trombose venosa profunda: a TVP ocorre quando um coágulo surge em uma veia interna da perna. Em muitos casos a trombose venosa profunda é resolvida. No entanto, pode ser fatal se o coágulo se soltar e viajar para os pulmões, bloqueando o fluxo sanguíneo causando um quadro de embolia pulmonar.

Complicações do coração: quando o sangue do coração coagula de forma excessiva também há chances de uma embolia pulmonar. Caso exista algum problema com um coágulo sanguíneo no coração a pessoa pode ter sintomas como batimentos irregulares ou acelerados; dor aguda no peito e dor no braço esquerdo.

Se o problema atingir os pulmões sintomas como tosse com muco ou sangue, dor ao respirar e tonturas, podem ocorrer. Os coágulos sanguíneos ainda podem limitar o oxigênio que chega ao coração. Se a situação não for resolvida a pessoa pode morrer entre 20 e 40 minutos.

AVC: quando um coágulo de sangue ocorre no cérebro há grandes chances de um acidente vascular encefálico, ou derrame, ocorrer. Os sintomas de alerta são vários e incluem dificuldades para falar, visão embaçada, forte dor de cabeça,  além de dor e dormência nas pernas e nos braços.

Um aspecto interessante sobre o AVC é que os sintomas ocorrem do lado oposto ao do coágulo. Essa é uma situação de risco imediato, por isso, é preciso buscar por assistência médica com urgência se houver a suspeita de um coágulo no cérebro.

Coágulo renal: os rins também podem ser alvo de um coágulo de sangue. Quando ele surge nesse órgão pode servir de obstáculo impedindo que resíduos sejam eliminados pelo corpo da pessoa. Nesse caso, vale observar sintomas como dor nas coxas, pernas e abdômen; sangue na urina; náuseas e febre.

Como é feito o tratamento para coágulo sanguíneo?

Se você tiver um coágulo de sangue a abordagem médica terá como objetivo evitar que ele se solte ou aumente. Isso é especialmente importante nos casos de trombose venosa profunda. Seguir as orientações médicas reduz as chances de novos coágulos surgirem no futuro.

A linha de tratamento adotada dependerá da localização e das necessidades específicas do paciente. Dito isso, as opções disponíveis envolvem o uso de medicamentos anticoagulantes, meias de compressão, filtros de veia cava, stents e cirurgia.

Por fim, é importante saber que algumas medidas podem ser adotadas por qualquer pessoa para prevenir o coágulo. Algumas boas práticas incluem manter uma rotina de atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, evitar ficar muito tempo parado, não fumar, manter o peso sob controle, assim como condições médicas, a exemplo do diabetes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe