As varizes são definidas como veias irregulares, tortuosas e dilatadas que surgem próximo à superfície da pele. Para muitas mulheres, além do desconforto que elas podem gerar, as varizes também são um problema estético. Essa condição tende a ocorrer com mais frequência nos membros inferiores, embora durante a gestação, a mulher possa desenvolver essas veias dilatadas nas nádegas, região pélvica inferior ou em outras partes do corpo. Nesse cenário, o que pode ser feito com as varizes na gravidez? É sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos. Confira!
Por que varizes sugerem durante a gravidez?
Durante o período de gestação, o útero cresce e faz pressão na veia cava inferior, localizada do lado direito do corpo. Como consequência, a pressão também aumenta nas veias da coxa, pernas e pé.
Além disso, durante a gravidez, a quantidade de sangue no corpo feminino aumenta. Isso contribui para aumentar a carga nas veias. A progesterona também começa a apresentar níveis maiores, o que leva a um relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos.
O aparecimento de varizes na gravidez não envolve apenas as mudanças ocorridas no corpo da mulher. O histórico familiar também é um fator de grande peso. Sendo assim, a mulher que engravidar deve observar se outros membros de sua família já desenvolveram a condição, dessa forma poderá se precaver e prevenir as varizes.
Além dos pontos acima, ficar acima do peso contribui para o surgimento do quadro. Aqui, mulheres que estão grávidas de gêmeos ou de múltiplos correm mais risco. Por fim, quem fica em pé por um longo período também pode ficar mais vulnerável.
Como lidar com as varizes durante e após a gravidez?
Mesmo considerando que as veias varicosas possam ter uma relação com a hereditariedade e que muitas alterações na circulação não possam ser evitadas durante a gravidez, ainda assim, existem alguns cuidados que a mulher pode adotar para prevenir ou diminuir as varizes durante e depois do período de gestação.
Nesse sentido, alguns cuidados simples e práticos são:
- conversar com o médico para que ele avalie a possibilidade de fazer exercícios físicos durante a gravidez;
- evitar o uso de salto alto – sapatos e sandálias de salto baixo melhoram a circulação dos músculos da panturrilha garantindo que o fluxo sanguíneo nas veias permaneça saudável;
- evitar ficar muito tempo na mesma posição, seja sentada ou em pé;
- procurar reduzir o consumo de sódio para evitar o inchaço das veias;
- dormir do lado esquerdo ajuda a diminuir a pressão na veia cava inferior;
- elevar as pernas frequentemente contribui para melhorar a circulação;
- quando estiver sentada, evitar cruzar as pernas;
- as meias de apoio às gestantes também são úteis, pois ajudam a estimular a circulação do sangue da perna em direção ao coração.
Os cuidados acima não são importantes apenas para evitar as varizes na gravidez, boa parte deles podem ser mantidos após o parto para prevenir que novas veias dilatadas surjam. No mais, vale lembrar de evitar usar roupas apertadas, não fumar e manter uma dieta equilibrada, assim com a prática de exercícios, já que o excesso de peso é um fator de risco para a condição.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!