pé diabético

Cuidados com o pé diabético

Segundo o portal do Ministério da Saúde, 85% de todas as amputações de membros inferiores realizadas no país são em pacientes com diabetes que desenvolvem um quadro chamado de pé diabético.

Você já ouviu falar nessa complicação? Conhece os cuidados que essa condição exige? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

O que é pé diabético?

Trata-se de uma complicação do diabetes mellitus que ocorre quando pacientes portadores da doença sofrem algum tipo de lesão ou infecção nos pés. Se o machucado não for tratado, pode se transformar em uma úlcera e se tornar a porta de entrada para bactérias.

Ainda, além da cicatrização lenta, a falta de tratamento pode provocar uma grave infecção local ou generalizada. Por isso, é de extrema importância que pessoas diabéticas estejam atentas à presença de feridas nos pés e, caso haja, adotem cuidados.

Ademais, o agravamento da lesão pode fazer com que ela se alastre pelo corpo, o que exige a amputação do membro acometido. O diabetes mellitus afeta o funcionamento dos vasos sanguíneos, impedindo que o oxigênio seja distribuído pelo corpo.

Dessa forma, os nervos deixam de transmitir as informações de calor, dor, frio ou pressão para o cérebro. Por isso, é muito comum que pessoas portadoras do diabetes sofram lesões nos pés sem percebê-las, pois, perderam a sensibilidade na região.

Qual a causa?

O pé diabético é uma condição que surge quando o diabetes mellitus não está controlado. Geralmente, por ser uma doença assintomática, é normal que pessoas com a patologia sofram com ela sem ter o diagnóstico.

Ademais, outros fatores de risco aumentam as chances de ocorrerem essas complicações, tais como, ter os níveis elevados de glicose e hemoglobina glicada, falta de cuidado com os pés e utilização constante de sapatos apertados.

Quais cuidados precisam ser tomados?

A melhor forma de evitar e prevenir o pé diabético é por meio da identificação prévia do pé insensível em conjunto com o controle glicêmico do paciente diabético. Assim, quem porta a doença precisa tomar alguns cuidados, como, por exemplo:

• examinar os pés diariamente: ao acordar, sempre examine os pés para avaliar a presença de rachaduras, calos, bolhas, cortes, feridas, inchaço e/ou frieira entre os dedos;
  • falta de sensibilidade dos pés: a incapacidade de identificar a temperatura do chão com os pés ou de perceber a presença de lesões na região pode indicar a falta de sensibilidade. Então, lave os pés com água morna e sabão neutro, seque os espaços entre os dedos e não ande descalço;
  • evite o excesso de umidade nos pés: deixar os pés umedecidos pode ocasionar a formação de frieiras e, consequentemente, uma infecção. Por isso, mantenha os dedos e a planta dos pés sempre seca;
  • hidrate a pele: pessoas com diabetes têm a pele mais ressecada, o que exige o uso de cremes hidratantes; Porém, não passe no meio dos dedos;
  • mantenha as unhas cortadas: ao cortar as unhas, deixe-as sempre retas e não corte os cantos;
  • proteja os pés: utilize meias regularmente, dando preferência aos modelos de algodão, sem costura e sem elástico. Ademais, use sempre calçados fechados, sem salto e com solado para absorção de impacto;
  • faça atividades físicas: os exercícios físicos são importantes para o controle do peso corporal, fortalecimento dos pés e pernas e para ativar a circulação.

Enfim, os pés diabéticos são complicações sérias e que precisam ser evitadas. Portanto, siga nossas orientações e insira esses cuidados na sua rotina. Além disso, mantenha o hábito de visitar regularmente o seu médico.