sleep-375345_1920

Diabetes e problemas na circulação:

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes pode cursar com diversas complicações, dentre elas complicações vasculares conhecidas como pé diabético.

O que é o Pé Diabético?

O nível elevado de açúcar no sangue pode afetar nervos e a circulação sanguínea das pernas. A lesão dos nervos pode causar formigamentos, agulhadas, queimação e até insensibilidade dos pés. Desta forma, o diabético não sente as lesões e estas pioram e podem  infectar, o que pode levar a amputação de pés e pernas.

Além disso, os níveis elevados de açúcar no sangue pode comprometer o funcionamento das artérias das pernas, fazendo com que a circulação para o pé fique comprometida. Nestes casos a cicatrização de feridas nos pés fica dificultada e associada ao risco maior de infecção também pode levar a amputações.

Principais sintomas:

Os principais são dores nas pernas, principalmente com exercícios, feridas que não curam, pés inchados, azulados e ressecados. Alteração do formato do pé e perda da sensibilidade nos dedos do pé.

Cuidados com o pé:

• É preciso examinar diariamente os pés e ter cuidados com bolhas, rachaduras e ressecamentos.
• Evite colocar os pés de molho, pois eles poderão rachar ou ressecar.
• Nunca ande descalço, mesmo em casa
• Não tente remover calos ou verrugas com curiosos e pedicures sem treinamento.
• Use diariamente uma loção ou creme hidratante nos pés. Retire o excesso e não use cremes entre os dedos.

Diagnóstico:
Paciente com sintomas nos pés e diabetes precisam de acompanhamento ambulatorial com o Cirurgião Vascular. A avaliação da circulação e os cuidados gerais com os pés são os principais fatores de prevenção da amputação.

Agende uma consulta com seu Cirurgião Vascular.