Vez ou outra, você irá sentir formigamento ou dormência nos pés. Isso é normal após longos períodos sentado ou de pé. Em geral, a sensação de ter milhares de formigas andando pelos pés ou nas pernas passa em poucos minutos. No entanto, é preciso buscar orientação médica quando os sintomas persistem por dias ou meses.
Quando a sensação de formigamento é duradoura, existem diversas causas que podem estar envolvidas – umas mais e outras menos preocupantes. Veja, a seguir, alguns dos possíveis fatores para o formigamento nos pés.
Quando me preocupar com o formigamento ou dormência nos pés?
Alguns sinais que acompanham a dormência nos membros inferiores indicam ser o momento de se buscar um médico, já que podem envolver alterações na circulação sanguínea. Fique atento caso você sinta:
- dor nos pés;
- dificuldade de andar;
- fraqueza;
- dor de cabeça;
- formigamento ou dormência persistente.
Causas da dormência nos pés
A gravidez é uma das situações que geram desconforto nos pés e nas pernas. Conforme o útero cresce, ele pressiona os nervos dos membros inferiores, causando a sensação de desconforto. Veja outras situações que geram o mesmo sintoma, a seguir.
Falta de vitaminas
A falta de vitamina B-12 pode gerar uma série de sintomas no organismo, incluindo dormência e formigamento nos pés. Além disso, a carência do elemento causa outros sinais, como:
- sensação de cansaço;
- falta de ar;
- tontura;
- formigamento e frio nas mãos e pés;
- dor de cabeça;
- dor no peito;
- problemas digestivos;
- náusea;
- fígado aumentado.
Nervo comprimido
Uma lesão ou inchaço que comprime os nervos espinhais pode gerar uma série de sintomas, incluindo a dormência nos pés. Além disso, o problema causa as seguintes manifestações:
- dor;
- mudanças na sensação dos pés;
- diminuição da amplitude dos movimentos.
Neuropatia diabética
O principal fator responsável pelo formigamento persistente nos pés é a neuropatia diabética. A doença é causada pelos níveis elevados de açúcar no sangue, comum em pacientes diabéticos que não têm acompanhamento médico. Além da dormência e formigamento constantes nos membros inferiores, a enfermidade gera os seguintes sintomas:
- micção frequente;
- sede extrema;
- boca seca;
- comichão na pele;
- hálito com cheiro de fruta;
- dor ou dormência nas mãos e pés;
- aumento da fome;
- perda de peso inesperada;
- cicatrização lenta de cortes ou feridas;
- infecções fúngicas;
- sonolência ou letargia;
- mudanças de visão;
- náusea e vômito.
Outras causas da dormência nos pés
Existem diversos outros fatores que geram a sensação de “agulhamento” nos pés, tais como:
- falência hepática;
- doença de Lyme;
- hepatite B ou C;
- HIV;
- hanseníase;
- uso de medicamentos para convulsão ou cardiopatias;
- contato com produtos tóxicos, como arsênico e mercúrio, por exemplo;
- causas idiopáticas (desconhecidas).
Se você sofre com a sensação de formigamento e dormência nos pés, que não passa, procure um angiologista para que ele possa investigar as causas do sintoma.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!