dormência nos pés

Formigamento e dormência nos pés: descubra as principais causas

Vez ou outra, você irá sentir formigamento ou dormência nos pés. Isso é normal após longos períodos sentado ou de pé. Em geral, a sensação de ter milhares de formigas andando pelos pés ou nas pernas passa em poucos minutos. No entanto, é preciso buscar orientação médica quando os sintomas persistem por dias ou meses.

Quando a sensação de formigamento é duradoura, existem diversas causas que podem estar envolvidas – umas mais e outras menos preocupantes. Veja, a seguir, alguns dos possíveis fatores para o formigamento nos pés.

Quando me preocupar com o formigamento ou dormência nos pés?

Alguns sinais que acompanham a dormência nos membros inferiores indicam ser o momento de se buscar um médico, já que podem envolver alterações na circulação sanguínea. Fique atento caso você sinta:

• dor nos pés;
  • dificuldade de andar;
  • fraqueza;
  • dor de cabeça;
  • formigamento ou dormência persistente.

Causas da dormência nos pés

A gravidez é uma das situações que geram desconforto nos pés e nas pernas. Conforme o útero cresce, ele pressiona os nervos dos membros inferiores, causando a sensação de desconforto. Veja outras situações que geram o mesmo sintoma, a seguir.

Falta de vitaminas

A falta de vitamina B-12 pode gerar uma série de sintomas no organismo, incluindo dormência e formigamento nos pés. Além disso, a carência do elemento causa outros sinais, como:

• sensação de cansaço;
  • falta de ar;
  • tontura;
  • formigamento e frio nas mãos e pés;
  • dor de cabeça;
  • dor no peito;
  • problemas digestivos;
  • náusea;
  • fígado aumentado.

Nervo comprimido

Uma lesão ou inchaço que comprime os nervos espinhais pode gerar uma série de sintomas, incluindo a dormência nos pés. Além disso, o problema causa as seguintes manifestações:

• dor;
  • mudanças na sensação dos pés;
  • diminuição da amplitude dos movimentos.

Neuropatia diabética

O principal fator responsável pelo formigamento persistente nos pés é a neuropatia diabética. A doença é causada pelos níveis elevados de açúcar no sangue, comum em pacientes diabéticos que não têm acompanhamento médico. Além da dormência e formigamento constantes nos membros inferiores, a enfermidade gera os seguintes sintomas:

• micção frequente;
  • sede extrema;
  • boca seca;
  • comichão na pele;
  • hálito com cheiro de fruta;
  • dor ou dormência nas mãos e pés;
  • aumento da fome;
  • perda de peso inesperada;
  • cicatrização lenta de cortes ou feridas;
  • infecções fúngicas;
  • sonolência ou letargia;
  • mudanças de visão;
  • náusea e vômito.

Outras causas da dormência nos pés

Existem diversos outros fatores que geram a sensação de “agulhamento” nos pés, tais como:

• falência hepática;
  • doença de Lyme;
  • hepatite B ou C;
  • HIV;
  • hanseníase;
  • uso de medicamentos para convulsão ou cardiopatias;
  • contato com produtos tóxicos, como arsênico e mercúrio, por exemplo;
  • causas idiopáticas (desconhecidas).

Se você sofre com a sensação de formigamento e dormência nos pés, que não passa, procure um angiologista para que ele possa investigar as causas do sintoma.