exercícios físicos

Varizes e a importância da prática de exercícios físicos

Você sabia que as varizes, veias reticulares e derrames podem surgir em qualquer parte de seu corpo?  Costas, abdômen, tórax, pescoço, nariz, bolsa escrotal e braços, por exemplo, são alguns desses locais. Todavia, na maioria dos casos, as varizes tendem a se manifestar nos membros inferiores, podendo surgir em uma ou nas duas pernas. Nesse sentido, os exercícios físicos são uma parte importante para a prevenção do problema.

Preparamos este artigo para explicar como isso acontece e quais cuidados ter. A seguir, entenda mais sobre a relação entre as varizes e os exercícios físicos nos próximos tópicos!

A importância dos exercícios físicos na prevenção das varizes

No corpo humano, a panturrilha tem uma função semelhante a do coração. Ou seja, bombeia o sangue das pernas para os membros superiores do corpo. Quando você faz alguma atividade física está contribuindo para melhorar esse trabalho. Como resultado, a circulação sanguínea nas artérias e veias torna-se mais eficiente, evitando que o sangue fique estagnado em veias inutilizadas.

Além disso, quem já tem varizes pode se beneficiar com as mais diversas práticas de atividades físicas em termos de alívio de sintomas. Aliás, é muito comum que pessoas com varizes reclamem de pernas pesadas, coceira e inchaços. Nesse cenário, o exercício contribui na regulação do fluxo sanguíneo ajudando para minimizar esses incômodos.

Todavia, é importante ressaltar que não existe uma técnica infalível que previna por completo as veias varicosas. No entanto, não há dúvidas de que manter o corpo em movimento reduz significativamente os riscos.

Orientações

O exercício escolhido não é a parte mais importante. O que você deve ter em mente é a necessidade de manter uma rotina ativa. Se nunca praticou alguma atividade ou não gosta, a dica é experimentar o máximo possível até encontrar aquela que seja mais adequada ao seu perfil.

Além disso, deve-se começar com calma e sempre sob orientação de um profissional capacitado. Dependendo da atividade, é possível fazer sozinho, tomando apenas o cuidado de conversar com o médico. Nesse sentido, algumas boas práticas são a caminhada, corrida, alongamento de pernas, pilates, bike ou natação.

Quando os exercícios físicos não são suficientes

Como apontado, a prática de um ou outro exercício pode ajudar a dar um alívio significativo aos sintomas de dor e incômodos causados pelas varizes, assim como auxiliar na prevenção.

No entanto, os exercícios físicos podem não ser suficientes. Por exemplo, mesmo tendo uma rotina ativa e evitando o sedentarismo, as veias varicosas não somente podem aparecer, como podem progredir.

Sendo assim, se você já tem varizes e elas estão causando muitos problemas, a melhor recomendação é consultar um especialista para definir o tratamento médico mais adequado. Lembrando que as soluções disponíveis atualmente oferecem resultados muito eficientes. Além disso, a maioria dos procedimentos são pouco invasivos e podem ser realizados em um atendimento ambulatorial.

Por fim, além de fazer exercícios físicos para obter os benefícios que foram apontados, é preciso estar atento a outros fatores de risco, como sobrepeso, presença da doença na família (hereditariedade) e uso de hormônios.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro

O que deseja encontrar?

Compartilhe