meias elásticas

Meias elásticas: Entenda a importância de usá-las durante a gravidez

A gravidez é um momento muito especial para a futura mãe. No entanto, não podemos esquecer de que ela gera mudanças significativas no corpo da mulher. Afinal, ele precisa oferecer todos os meios para o desenvolvimento da criança. Dentre essas mudanças está o aumento da pressão nas pernas, sendo preciso mantê-las saudáveis durante a gestação. Nesse sentido, as meias elásticas oferecem excelentes benefícios nesse momento.

Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue a leitura!

Quais os benefícios das meias elásticas durante a gravidez?

As pernas estão entre as partes mais afetadas pela carga adicional de um bebê em crescimento. Como resultado, elas e os pés podem sofrer com a má circulação.

Sendo assim, as meias elásticas de compressão, quando usadas durante a gravidez, ajudarão a diminuir o diâmetro dos vasos sanguíneos. Com isso, a capacidade deles para empurrar o sangue de volta ao coração é melhorada.

E tem mais, uma vez que o fluxo sanguíneo segue funcionando de maneira mais eficiente, há menos possibilidade de inchaço e desconfortos nas suas pernas, assim sendo, existe uma relativa diminuição dos riscos de desenvolver problemas relacionados a coágulos sanguíneos.

As meias elásticas também contribuem para prevenir o surgimento de veias varicosas e oferecem um ótimo recurso de apoio para o caso de já existir alguma.

Se a futura mãe estiver sentido dores nos pés e nas pernas, perceber inchaços ou tem risco de desenvolver trombose venosa profunda, vale a pena conversar com o médico para saber sobre a melhor opção de meias elásticas de compreensão.

Quando usar meias de compressão durante a gravidez?

As meias elásticas podem ser usadas como um suporte externo quando a mulher vai passar muito tempo em pé, por exemplo, em uma fila. Elas também ajudam na manutenção de uma rotina ativa e saudável, uma vez que reduzem a fadiga e as dores nos membros inferiores. Além disso, manter a execução das atividades diária fica bem mais fácil, afinal, você não precisa lidar com inchaços e dores nas pernas, pés e tornozelos.

Observações gerais

Como apontamos, as meias elásticas são um ótimo recurso para várias situações. No entanto, muitas mulheres grávidas as usam apenas nos casos citados — passar muito tempo em pé, combater dores e inchaços. Mas a verdade, é que as meias de compressão também são recomendas para quem precisa viajar.

Uma viagem de algumas horas na mesma posição já prejudica a circulação sanguínea nas pernas, com o acréscimo da gravidez, a situação requer ainda mais atenção. Como bem sabemos, nem sempre é possível caminhar e se manter ativa em um voo ou enquanto estamos dirigindo. Sendo assim, pode-se aproveitar esse acessório para evitar problemas e dores extras.

Por fim, como estamos falando sobre meias elásticas e gravidez, é interessante considerar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças venosas nesse período. Quem fuma (o que é errado, pois o cigarro também interfere no desenvolvimento da criança), fica muito tempo sentado ou em pé, tem condições venosas anteriores ou predisposição hereditária pode se prevenir com esse item.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe