As meias elásticas de compressão são bem diferentes das meias normais. Geralmente, o uso desse item surge como prescrição para casos específicos e precisa de uma adaptação profissional. Por exemplo, prevenção de TVP, escleroterapia, tromboflebite e edema leve. Geralmente, a recomendação de uso ocorre quando o paciente já apresenta sintomas.
Dada a importância desse acessório preparamos esse artigo para explicar como usar as meias elásticas de forma adequada. Acompanhe!
Como utilizar
Vestir uma meia elástica de compressão é um procedimento que pode ser feito de maneiras diferentes. Uma das formas mais práticas, é puxar suavemente a meia desenrolada e desdobrada sobre o pé até que ela fique perfeitamente ajustada ao pé e ao calcanhar. Depois, é só puxar.
Outra opção, é fazer isso com a meia dobrada para baixo ou dobrada ao avesso até a altura do tornozelo. Na sequência, basta puxar e desenrolar o restante da meia até a altura pretendida, alisando na medida em que a puxa.
Também existe no mercado um dispositivo muito útil para quem precisa usar meias elásticas com frequência e busca por um jeito mais fácil de colocá-las. Trata-se de um produto chamado “donner de meia”. Pode ser um recurso de grande ajuda, especialmente no caso de a pessoa possuir uma condição como a artrite que dificulta agarrar e puxar adequadamente a meia.
Ainda sobre como utilizar corretamente a meia elástica, é essência verificar se a pele está completamente seca, principalmente se alguma loção ou creme tiver sido usado. Quando a pele está úmida, puxar e vestir corretamente a meia pode ficar mais difícil.
Além disso, é necessário verificar as costuras: precisam ir diretamente para a parte superior das pernas, não apresentando pregas ou rugas, especialmente na região dos tornozelos. No mais, deve-se evitar dobrar a parte superior das meias para baixo.
Conservação e higienização
Outra recomendação muito importante na utilização da meia elástica de compressão diz respeito a conservação do acessório.
Por ser um item de uso diário, é normal que o produto sofra muito desgaste. Geralmente, as fabricantes estipulam um prazo de quatro a seis meses de validade para a meia de compressão. Quando passam do período de validade, elas já não executam bem a função. Sendo assim, muita atenção para conferir esse prazo!
Também há outro problema que surge com o uso diário e com o processo de lavagem das meias de compressão. No verão, devido à transpiração ser muito maior, essa higienização deve ser feita diariamente. Por esses motivos, é que vale a pena ter mais de um par de meias. Além de facilitar a lavagem, o uso alternado ajuda o produto a durar mais.
Indicação das meias elásticas
As meias elásticas de compressão, basicamente, são indicadas quando existe a necessidade de reduzir a pressão nas pernas e normalizar o funcionamento das paredes das veias. Alguns casos recorrentes de recomendação são:
- insuficiência venosa;
- pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas;
- histórico de varizes;
- trombose;
- dor, inchaço ou sensação de pernas pesadas;
- período de recuperação de uma cirurgia.
Para além dessas situações, as meias elásticas também podem ser usadas para prevenir o surgimento de algum problema. Por exemplo, quando a pessoa precisa fazer uma longa viagem de carro ou avião. Por fim, sempre que tiver dúvidas sobre o melhor modelo ou como usar adequadamente consulte o especialista!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!