Examination of varicose veins on the womans legs

O que é a Varicorragia?

De forma simplificada, uma veia varicosa consiste em uma veia dilatada que não consegue trabalhar adequadamente. Isso significa que ela é incapaz de devolver o sangue ao coração (retorno venoso) como deveria. Além da estética, as varizes podem causar alguns riscos para a pessoa que tem esse problema vascular. Por exemplo, essas veias podem estourar.  Quando isso ocorre temos um quadro chamado varicorragia.

Quer saber mais sobre esse problema? Então, continue a leitura!

Entendendo a varicorragia

A varicorragia nada mais é que o sangramento decorrente de uma variz estourada. Geralmente, isso ocorre porque as veias mais superficiais e dilatadas tendem a ser mais sensíveis podendo se romper.

Na realidade, não é preciso muito esforço para que a varicorragia aconteça: como são veias varicosas muito próximas da superfície da pele e a própria pele que as protege é fina, o menor atrito pode danificar a camada epitelial e a parede da veia, fazendo com que o sangue vaze.

Mesmo sendo algo que possa acontecer com qualquer pessoa que sofra com varizes, é importante tomar os devidos cuidados e manter o acompanhamento com o especialista para evitar o problema.

Aliás, a varicorragia, de acordo com a região afetada e sua intensidade, pode até ser fatal. Por isso, se você tem varizes e nunca passou por um profissional, marque quanto antes uma consulta com um médico vascular ou angiologista.

O que fazer durante uma varicorragia

A coisa mais importante a se fazer quando ocorre um sangramento nas varizes e procurar interromper a hemorragia, pressionando o local.  Além disso, a pessoa deve ser levada à unidade de saúde ou ao hospital o mais rápido possível para receber o tratamento adequado e evitar complicações.

Atenção: interromper o sangramento da veia rompida pressionando o local é apenas um cuidado emergencial e paliativo. Como apontado, a varicorragia é uma situação séria e perigosa, pois além da hemorragia, a pessoa pode entrar em choque e até morrer.

Como evitar as varizes

Quanto mais cuidarmos de nossa saúde, melhor será para nossa qualidade de vida. Em se tratando das varizes e da prevenção da varicorragia há alguns bons hábitos que você pode adotar para evitar problemas mais sérios.

Por exemplo, você pode começar procurando manter uma alimentação equilibrada e saudável. Nesse sentido, vale comer alimentos ricos em fibras e com pouca gordura. Simples mudanças alimentares oferecem uma significativa contribuição positiva para evitar o acúmulo de cálcio, gordura e outros compostos nas veias.

Outras recomendações para quem tem varizes incluem:

  • cuidar para manter o peso sob controle;
  • ter uma rotina ativa, especialmente praticando exercícios físicos;
  • elevar as pernas quando estiver deitado;
  • tentar não ficar muitas horas em pé;
  • usar as meias de compressão recomendadas pelo especialista.

Por fim, vale ressaltar que, atualmente, é possível encontrar excelentes tratamentos para as varizes, sendo que alguns resolvem o problema em definitivo.

Portanto, seja para evitar a varicorragia ou saber quais cuidados tomar em seu dia a dia, nunca se esqueça de conversar com um especialista na área. Afinal, medicamentos e métodos preventivos devem ser recomendados de acordo com cada caso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe