Linear ultrasound probe with vascular doppler exam in background

O que é um ultrassom vascular?

Quando o assunto é investigar a circulação nos vasos sanguíneos do corpo humano, o ultrassom vascular surge como uma excelente ferramenta, especialmente por ser versátil e se tratar de um procedimento não invasivo.

Outro aspecto positivo desse recurso médico é que ele pode avaliar veias e artérias em quase que todos os lugares do corpo.

Vale destacar que quando dizemos que o ultrassom vascular é não invasivo, significa que esse exame não requer a aplicação de anestesia, uso de agulhas ou cortes. Além disso, diferentemente de outros tipos de exames de imagem, ele pode ser feito sem corante de contraste ou radiação — ambos associados a possíveis danos dos rins.

Quer entender melhor sobre o ultrassom vascular? Então, continue a leitura!

Como funciona

Durante a realização de um ultrassom vascular, as ondas sonoras conseguem penetrar nos tecidos que estão sendo investigados. Essas ondas “saltam” nas células sanguíneas conforme elas se movem no interior dos vasos. Então, as ondas sonoras retornam para a máquina de ultrassom, onde são processadas e surgem na tela como uma imagem do vaso sanguíneo.

Por que o ultrassom vascular é usado?

A versatilidade e eficiência do ultrassom vascular pode ser percebida na quantidade de condições que ele pode ser usado, estejam elas nas pernas, nos braços, no abdômen ou no pescoço:

  • Detectar coágulos na veia (trombose venosa profunda);
  • Diagnosticar o estreitamento das artérias, assim como ajudar a avaliar a gravidade do quadro;
  • Verificar a presença de um quadro de insuficiência venosa crônica ou de válvulas com vazamento nas veias que podem levar a um edema ou inchaço;
  • Avaliar as condições do paciente após a realização de um procedimento vascular, a exemplo de um stent ou by-pass.

Como se preparar para um ultrassom vascular?

Como apontamos no início desse artigo, o ultrassom vascular é um procedimento não invasivo e muito prático. Por isso, se seu médico recomendou que passe pelo exame não é preciso ter muitas preocupações.

O ideal é usar roupas folgadas e confortáveis no dia de fazer o ultrassom. De acordo com a situação, pode ser necessário remover todas as roupas ou joias da área que será analisada.

Existe a recomendação de se fazer um jejum antes de ser submetido aos exames. No entanto, cada paciente possui um problema específico e necessidades distintas, por isso, converse com seu médico sobre esse ponto e siga rigorosamente todas as recomendações dadas pelo profissional.

O ultrassom vascular também pode ser feito em crianças. Contudo, é um exame que é muito sensível ao movimento. Sendo assim, é preciso ter calma e paciência, pois se a criança for muito ativa ou estiver chorando o processo pode acabar demorando um pouco.

Brinquedos, jogos e livros podem ajudar a criança a se distrair e a ficar mais relaxada. Outra coisa que pode ajudar é explicar para ela que não precisa ter medo do exame, pois nada acontecerá.

Para finalizar, o ultrassom vascular não tem nenhum segredo e trata-se de um exame extremamente prático. Ainda assim, caso tenha dúvidas, anote todas elas para não esquecer na hora de conversar com o médico. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe