Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), há uma prevalência média de 38% de varizes na população brasileira. A mesma pesquisa aponta que, quanto mais avançada a idade, maiores as chances de desenvolver o quadro.
Embora não costume representar um grave problema de saúde, essa doença traz grande prejuízo estético. Por isso, você precisa saber mais sobre ela e conhecer os fatores de risco que contribuem para o seu aparecimento. Então, não deixe de ler este post.
O que são varizes?
Trata-se de uma doença vascular na qual há uma dilatação das veias superficiais, o que indica uma disfunção no sistema circulatório. Geralmente, essas veias possuem coloração azulada e se manifestam como linhas com muitas curvas.
Ainda, em situações normais, o sangue circula pelas veias das pernas, sendo direcionado de volta para os pulmões e coração. Todo esse trajeto é regulado por uma espécie de válvula que existe no interior das veias.
Quando essas válvulas venosas se desgastam, pode ocorrer do sangue escapar e não prosseguir para o seu destino, aumentando a pressão no interior das veias e provocando a sua deformação. Assim, surgem as varizes, que podem ser cilíndricas, tortuosas, alongadas ou saculares.
Quais os sintomas?
Em alguns casos, o único sintoma perceptível das varizes é o aparecimento das veias dilatadas e azuladas abaixo da pele. Quando o paciente manifesta outros sinais, eles podem ser leves ou graves. São eles:
- dor ou sensação de peso nas pernas, principalmente no fim do dia;
- leve inchaço nos pés ou tornozelos;
- coceira na pele na região da veia acometida;
- acúmulo de líquido na perna;
- pele seca ou esticada;
- dor intensa na panturrilha após passar muito tempo sentado ou em pé;
- alteração na coloração da pele ao redor dos tornozelos e pernas.
Quais os fatores de risco?
Assim como outros tipos de doenças, as varizes também estão relacionadas à presença de fatores de risco nos pacientes. Esses fatores favorecem o aparecimento do problema, mas não são responsáveis por causá-lo. Os fatores de risco são:
- pessoas com histórico familiar das varizes possuem predisposição para desenvolvê-la;
- quanto mais avançada for a idade, maiores as chances de surgimento das veias dilatadas;
- em comparação com os homens, as mulheres estão mais suscetíveis à doença. Isso ocorre em razão das alterações hormonais pelas quais estão sujeitas;
- pessoas sedentárias que não praticam qualquer tipo de exercício físico possuem um risco maior de desenvolver problemas do sistema circulatório, como as varizes;
- indivíduos com rotinas que envolvem permanecer por longos períodos sentados ou em pé também têm maiores chances de obter a doença;
- excesso de peso é um agente que contribui para a formação desta doença venosa, pois, a gordura abdominal aumenta a pressão sobre os vasos;
- gestantes possuem maior predisposição em função das alterações anatômicas e hormonais que ocorrem no seu corpo;
- fumantes ativos estão mais suscetíveis à condição, pois, as toxinas do cigarro deixam o sangue mais viscoso, dificultando sua circulação.
Enfim, esses são os principais fatores de risco associados ao aparecimento das varizes. Por isso, a melhor forma de prevenção é evitá-los. Portanto, se você se enquadra em alguns dos fatores que podem ser evitados, não perca tempo e mude de hábito.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!