As varizes são caracterizadas como veias dilatadas, sendo que podem ser categorizadas como de pequeno, médio ou grande calibre. Há vários fatores que podem contribuir para o problema como, por exemplo, idade, predisposição genética, pílula anticoncepcional e peso. O tratamento cirúrgico para varizes é uma das várias soluções para lidar com o problema.
Porém, você sabe quando ele é recomendado? A seguir, vamos falar sobre isso. Continue a leitura e saiba mais!
Quando começar a considerar o tratamento cirúrgico para varizes?
Geralmente, quando uma pessoa sofre com veias varicosas, a primeira linha de tratamento envolve mudanças práticas no estilo de vida e o uso de meias de compressão. No entanto, a cirurgia para varizes pode ser considerada e recomendada pelo médico quando essa condição causa:
- coágulos de sangue;
- problemas de pele;
- dor intensa.
Além disso, algumas pessoas optam por realizar um procedimento cirúrgico tendo em vista a aparência das pernas, afinal, além de incômodas, as varizes também são um problema estético.
Qual o melhor procedimento?
Caso você precise passar por um tratamento cirúrgico para varizes, antes do procedimento ser definido, seu médico precisará fazer uma série de considerações para escolher o melhor caminho. Entre os pontos que devem ser analisados estão:
- as expectativas esperadas com a cirurgia;
- os seus objetivos pessoais e opiniões sobre o que pretende obter com a cirurgia;
- a extensão das veias varicosas;
- sua idade;
- seu estado de saúde no geral;
- os sintomas apresentados.
Sobre os procedimentos em si, normalmente, são enquadrados em duas categorias: aqueles que fecham as veias varicosas e aqueles que têm como objetivo remover por completo as veias. Sendo assim, temos:
Formas de fechar as veias
Quando o médico realiza um procedimento para fechar uma veia varicosa, o fluxo sanguíneo passa para outras veias. Após o fechamento, ela desaparece. Algumas soluções usadas para esse fim incluem:
- Microscleroterapia.
- Terapia a laser.
- Terapia de ablação endovenosa.
- Cirurgia endoscópica da veia.
Formar de remover as veias
Já se o objetivo for a remoção das veias, existem 2 procedimentos muito utilizados para esse fim:
- Flebectomia ambulatorial: considerado como um procedimento menos complexo é uma opção usada para quando as veias estão situadas próximas à superfície da pele. Normalmente, a área é anestesiada para que as veias sejam removidas por meio de pequenos cortes. Não é preciso internação e, se não houver nenhum problema, o paciente pode retornar para sua casa no mesmo dia.
- Desnudamento e ligadura das veias: esse procedimento é usado quando as veias varicosas são consideradas como graves. O paciente recebe anestesia geral para que a cirurgia seja feita.
Recomendações
Acima você conheceu alguns tratamentos cirúrgicos para varizes. Porém, sabia que é possível preveni-las com ações práticas em seu dia a dia. Veja:
- cuidar do peso;
- evitar o uso de roupas apertadas;
- evitar cruzar as pernas ao sentar;
- movimentar as pernas e os pés quando permanecer sentado por muito tempo;
- exercitar-se regularmente.
Por fim, se você está sentido desconfortos ou apenas que saber mais sobre como prevenir as varizes, procure por um especialista em saúde vascular. Esse profissional poderá orientá-lo de forma segura.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!