A trombose surge quando um coágulo de sangue se forma em determinada veia ou artéria de seu corpo. Na medicina, esse coágulo recebe o nome de trombo. Essa doença exige acompanhamento médico e vários cuidados para evitar a piora. Nos próximos tópicos, você vai aprender melhor sobre ela, seus sintomas e tratamentos. Continue a leitura e saiba mais!
Quais os tipos de trombose?
Caso você tenha um coágulo em uma veia próxima à superfície da pele, trata-se de uma trombose superficial. Embora possa causar dor, ela tende a não ser grave. Já quando a formação do coágulo ocorre em uma artéria, temos um quadro chamado trombose arterial. Essa condição pode causar sérios problemas de saúde e requer atenção especial.
Também temos a trombose venosa profunda (TVP), que ocorre quando a formação do trombo atinge veias mais profundas do corpo. É um quadro que precisa de cuidados especiais, pois pode causar complicações.
O que pode causar a trombose?
Em boa parte dos registros médicos ela afeta mais aquelas pessoas cujas artérias e veias estão entupidas com depósitos de gordura. Por isso, elas ficam mais duras e estreitas, prejudicando o fluxo sanguíneo.
No entanto, você pode ter mais chances de ter trombose se:
- teve câncer;
- está grávida;
- fez uma cirurgia recente;
- está acima do peso;
- passa muito tempo na mesma posição, por exemplo, sentado ou em pé;
- tem o hábito de fumar;
- possui algum distúrbio sanguíneo;
- faz terapia hormonal;
- toma contraceptivos orais;
- já desenvolveu um quadro de TVP anteriormente.
Sinais de alerta: o coágulo que dá origem à condição, quando superficial, pode causar vermelhidão, inchaço e dor na região onde se encontra. Quando profunda na pelve ou perna, também, pode causar dores e inchaços.
Como é o tratamento?
Em suma, no caso do tratamento da TVP ou arterial a abordagem para o tratamento dependerá de onde está situado o trombo e da extensão do dano causado. Dada a complexidade, pode ser necessária a hospitalização.
Seja qual for a situação é interessante observar que o tratamento não é o mesmo para todas as pessoas, afinal, cada caso apresenta suas próprias particularidades. Por exemplo, alguns indivíduos podem obter resultados positivos tomando anticoagulantes, enquanto outros já conseguem aliviar os sintomas usando meias de compressão. Também há casos em que a pessoa precisa tomar remédios para prevenir o surgimento de coágulos por vários meses ou até anos.
Por fim, é sempre bom ter em mente que a doença pode ser fatal. Por isso, se você sentir dores no peito, fala arrastada, tosse com sangue, falta de ar, fraqueza, mudança na cor das pernas, um lado do corpo fraco ou entorpecido, procure uma unidade de saúde imediatamente, evitando danos graves.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!