É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a trombose venosa profunda (TVP), uma condição que ocorre quando um trombo (coágulo de sangue) surge em uma veia profunda do corpo, quase sempre nas pernas.
A TVP traz sérios danos e incômodos para a rotina diária da pessoa, principalmente por causar dores e inchaço. No entanto, essa doença pode aparecer sem que nenhum sinal ou sintoma seja notado.
Nos próximos tópicos, você poderá entender melhor as particularidades envolvendo a trombose. Continue a leitura e fique por dentro desse assunto!
Quais são os principais sintomas?
Como mencionado, nem sempre há sintomas de trombose. Contudo, quando eles surgem, podem envolver os seguintes sinais:
- inchaço na perna afetada;
- dor na região, sendo que na perna ela começa na altura da panturrilha;
- na área inchada a pessoa pode sentir uma sensação de calor;
- a pele pode mudar de coloração ou ficar vermelha.
Uma observação que cabe ser feita aqui é que, mesmo surgindo nas pernas, como é mais comum, são raras as vezes em que o problema surge em ambos os membros.
Atenção: Trombose e embolia pulmonar
A embolia pulmonar é causada por um coágulo que surgiu na perna, mas conseguiu se deslocar até o pulmão. Por ter relação com a trombose, vale a pena estar atento aos sinais abaixo:
- dores no peito;
- respiração mais lenta;
- falta de ar repentina;
- frequência cardíaca acelerada.
Além disso, é possível que a pessoa tenha a embolia sem saber que tem trombose. No caso de ambas as condições ocorrerem ao mesmo tempo, o nome dado é tromboembolismo venoso (TEV).
É possível tratar a trombose venosa profunda?
Felizmente, quem sofre com trombose pode contar com uma série de recursos para ajudar a gerenciar os sintomas, prevenir a piora do quadro e o surgimento de novos coágulos.
Além de remédios específicos, existem as meias de compressão, que muitas vezes são essenciais para a prevenção e alívio do inchaço e da dor. Quando o caso é considerado grave a pessoa deve ser submetida a uma cirurgia para remoção do coágulo.
É possível prevenir?
Mesmo considerando que alguns fatores de risco para a trombose não podem ser evitados, é possível adotar algumas ações e medidas para prevenir e diminuir as chances de o problema surgir. Por exemplo:
- cuidar para manter uma rotina de atividades físicas moderadas;
- manter o peso sob controle;
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- passar muito tempo parado na mesma posição;
- não fumar.
O que pode provocar a trombose venosa profunda?
Agora que você já sabe quais são os sintomas e como é feito o tratamento, vale ter atenção às causas da trombose:
- idade avançada;
- fatores hereditários;
- tratamento hormonal;
- tumores malignos;
- varizes;
- gravidez;
- anticoncepcionais.
Quando a trombose não é tratada adequadamente ou no tempo certo, ela pode causar uma série de outras complicações. Por exemplo, mudanças na pele, insuficiência venosa e eczema. Portanto, se você suspeita que possa ter essa condição ou apenas quer ter certeza de que está tudo bem fale com seu médico quanto antes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!