Você sabe o que é ultrassom vascular? Trata-se de uma técnica bastante eficiente para o diagnóstico de diversas doenças que usa ondas sonoras do tipo alta frequência para criar e detalhar imagens das artérias e veias do corpo humano.
A cada batida do coração o sangue é enviado para todas as partes de nosso corpo. Nesse processo, ele leva hormônios, nutrientes e oxigênio para os tecidos.
O nosso sistema circulatório é composto por uma série de vasos sanguíneos que transportam o sangue a partir do coração e de volta para ele. As artérias são as responsáveis por expulsar o sangue, enquanto as veias garantem o seu retorno ao órgão.
O ultrassom vascular é uma ferramenta que permite ao especialista avaliar as condições de saúde das veias e artérias ajudando a prevenir e a tratar doenças.
Quer entender mais sobre essa técnica? Então continue a leitura!
Quais os tipos de ultrassom vascular?
Temos cinco tipos de ultrassom vascular. Cada um deles possui uma finalidade específica:
- Ultrassom carotídeo;
- Ultrassonografia da artéria renal;
- Ultrassonografia da aorta;
- Testes de duplex arterial mesentérico;
- Exame Doppler arterial dos membros inferiores.
Vale lembrar que o ultrassom vascular é um exame de imagem não invasivo, fator que garante conforto e comodidade ao paciente. Sendo que ele é possível de ser realizado até mesmo em crianças.
Em quais situações esse exame pode ser usado?
O ultrassom vascular tem como objetivo avaliar com precisão a gravidade de diversas doenças que podem afetar o sistema vascular. Por isso, é uma ferramenta bastante completa para o médico especialista na área fazer uso em seu dia a dia.
Algumas condições vasculares para as quais a ultrassonografia vascular é indicada incluem:
- Avaliar as condições das varizes;
- Determinar se um vaso sanguíneo específico está aumentando de tamanho;
- Detectar coágulos sanguíneos;
- Avaliar as condições de velocidade do fluxo sanguíneo;
- Localizar quaisquer anormalidades, tais como, estreitamento dos vasos e bloqueios;
- Monitorar o fluxo de sangue para tecidos e órgãos;
- Determinar se o paciente precisa de uma angioplastia;
- Verificar se um procedimento cirúrgico foi bem-sucedido.
Quais os principais benefícios do ultrassom vascular?
Além de ser um exame não invasivo, como apontamos anteriormente, essa técnica ainda agrega outros benefícios que podem ser interessantes do ponto de vista do paciente e também do médico. Entre eles:
- o exame é indolor;
- permite avaliar e registrar com riqueza de detalhes características das estruturas internas do corpo, assim como o movimento dos órgãos;
- as imagens são produzidas em tempo real permitindo que o médico saiba exatamente o que está acontecendo.
Por fim, o ultrassom vascular é um exame muito prático. Basicamente, o paciente só precisará se deitar e ficar em silêncio para garantir que as imagens produzidas sejam bastante nítidas.
No mais, não há segredo algum sobre como esse procedimento é realizado: após aplicar o gel no dispositivo transdutor do ultrassom ou até mesmo na superfície da pele do paciente, o especialista realiza o exame.
Geralmente, o ultrassom vascular é um procedimento relativamente rápido, durando algo entre 30 e 60 minutos, conforme a estrutura que está sendo avaliada e a situação do paciente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro!