varizes

Varizes E Viagem: Quais Cuidados Tomar?

Nos períodos de férias, ou até a trabalho, é comum que as pessoas passem longos períodos viajando, seja de carro, avião ou ônibus. Porém, é preciso estar atento aos problemas de circulação, pois, a combinação entre varizes e viagem não traz bons resultados.

Embora não existam estudos conclusivos sobre a suscetibilidade de alguém desenvolver trombose em longas viagens, alguns cuidados precisam ser tomados para não correr riscos desnecessários. Nesse post, falaremos mais sobre os cuidados que você precisa tomar.

O que são varizes?

Trata-se de um problema circulatório causado pelo desgaste das válvulas venosas que impedem o retorno do sangue. Com isso, o fluxo sanguíneo escapa e aumenta a pressão das veias, fazendo com que se dilatem e fiquem deformadas.

Ainda, o sistema circulatório tem a principal atribuição de distribuir o sangue para o corpo por meio dos vasos sanguíneos, que recebem o sangue carregado de nutrientes e realizam a alimentação das células.

Posteriormente, o sangue volta para o coração através das veias que possuem válvulas venosas responsáveis por evitar que ele retorne para os pés. Quando esse bloqueio é ineficaz, o sangue retorna, formando as varizes.

Geralmente, elas se apresentam na cor azul e, com a dilatação, fazem um traçado com muitas curvas na região afetada, podendo ser  cilíndricas, saculares, tortuosas ou alongadas. A dilatação das veias permite que o sangue se acumule nos membros inferiores, aumentando a pressão sanguínea nesta área do corpo.

Qual a relação entre varizes e viagem?

Ao permanecer por muito tempo sentado, o retorno do sangue venoso das pernas para o coração é prejudicado. Com isso, ele se acumula nos membros inferiores, o que pode favorecer o surgimento de coágulos, provocando a trombose.

Ainda, a formação de coágulos obstrui as veias, causando dor, inchaço, desconforto, sensação de peso, ardência, queimação, vermelhidão e alteração de temperatura. A manutenção do quadro pode provocar lesões na pele, varizes secundárias e até a recorrência de trombose.

Além disso, esses coágulos podem se soltar e chegar até os pulmões, causando um grave problema chamado de embolia pulmonar. Desse modo, o indivíduo pode ter dificuldade respiratória e, quando não tratado, pode morrer subitamente.

Dicas para evitar trombose nas viagens

Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados antes e durante as viagens longas. O problema é ainda maior para pessoas que já tenham alguma predisposição a desenvolver a trombose. Para diminuir os riscos, considere as seguintes dicas:

• ao viajar, evite fumar ou consumir bebidas alcoólicas;
  • a cada hora de viagem, procure fazer pequenas caminhadas;
  • mantenha os pés e as pernas em movimento enquanto estiver sentado;
  • utilize roupas confortáveis e largas durante a viagem;
  • beba bastante água;
  • pessoas que já possuem insuficiência venosa ou varizes devem usar meias de compressão elástica, desde que prescritas pelo médico;
  • em viagens de avião, evite deixar bagagem entre as pernas para que consiga esticá-las;
  • não se sente de pernas cruzadas;
  • não tome remédios para dormir, a não ser que sejam prescritos pelo seu médico.

Ademais, pessoas com alguns dos fatores de risco para trombose, tais como, obesidade, sedentarismo, doença crônica e tabagismo precisam verificar com um profissional de saúde a possibilidade de utilizar medicação anticoagulante antes das viagens.

Portanto, ao planejas suas férias ou as viagens a trabalho, esteja atento a estes simples cuidados. Afinal, a combinação entre varizes e viagem pode acabar com todos os seus planos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como angiologista e cirurgião vascular no Rio de Janeiro