varizes

Varizes são apenas um problema estético?

As varizes sintomáticas não são apenas um problema estético. Elas podem ocasionar desconforto e dor e, felizmente, existem bons tratamentos para combatê-las.

O mais comum entre eles é o uso de medicamentos, porém, se ainda assim os sintomas persistirem, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

O que são varizes?

As varizes se caracterizam por veias dilatadas e tortuosas, que se manifestam abaixo da pele e afetam os membros inferiores. Contudo, além de causarem desconforto estético, elas também podem causar sensação de peso nas pernas, dores, coceira e outros sintomas.

Elas são concebidas quando as válvulas das veias que se fecham para sustentar o retorno do sangue bombeado ao coração, iniciam um processo de falha.

Dessa forma, acontece um acúmulo de sangue que acabam deformando as veias. Isso ocorre devido ao fato de o sangue chegar com facilidade às extremidades do corpo e o caminho inverso se tornar mais complexo.

Quando não são devidamente tratadas, as varizes podem gerar problemas de pele, como dermatite, eczema, úlceras e escurecimento da pele, que podem ter uma difícil cicatrização.

Além do mais, existe a possibilidade do paciente com varizes desenvolver inflamação nas veias e varizes, hemorragias e, em casos mais graves, até mesmo trombose.

Como prevenir as varizes?

Saber o que pode ser feito é importantíssimo para manter a saúde das pernas. Segundo alguns angiologistas, todas as pessoas deveriam seguir algumas dicas com o intuito de evitar as varizes. São elas:

Realizar qualquer tipo de atividade física

Praticar uma atividade física pelo menos duas vezes por semana mantém a circulação ativa e reforça a musculatura das pernas, auxiliando no retorno venoso.

Manter o peso ideal

Quanto maior for o peso corporal, mais as pernas vão ficar sobrecarregadas e, consequentemente, prejudicar o trabalho das veias, aumentando a pressão sobre elas.

Portanto, o ideal é adotar uma rotina de prática de exercícios físicos para conseguir manter o corpo em forma e prevenir o aparecimento de varizes.

Usar meias elásticas no trabalho

Hoje em dia já existe no mercado meias com efeitos climáticos que evitam o acúmulo de calor nas pernas. Assim, além de meias estéticas transparentes e anticelulite.

Entretanto, não há necessidade de usar meias longas: a meia 3/4 já é suficiente para ajudar na prevenção da doença.

Como tratar as varizes?

As varizes podem contar com vários estágios, do mais brando ao mais grave. Por esse motivo, é importante que o diagnóstico seja feito por um médico angiologista para saber qual o tipo de tratamento será mais adequado para a doença.

Em alguns casos, no entanto, as conhecidas aplicações no consultório, associadas a medicamentos, como os flebotônicos, são suficientes para controlar a doença, porém, em outro casos, a cirurgia se torna necessária.

Confira algumas opções de tratamento:

• Ablação de safenas a laser ou por radiofrequência;
  • Cirurgia de varizes convencional (retira-se as veias calibrosas e muitas vezes a veia safena insuficiente também é removida);
  • Escleroterapia com espuma (realizado no consultório, injetando um medicamento que se transforma em um tipo de espuma que é capaz de “secar” qualquer calibre de veia e também pode ser utilizado nas safenas);
  • Microcirugia sem bisturi (as varizes sintomáticas ou assintomáticas de pequeno e médio calibre juntamente com as veias nutrícias são removidas, por meio de pequenos furos na pele, sem cortes de bisturi.